17 - Ainda a CONSTRUÇÃO da FRASE: os VERBOS

Recebi um comentário observando que o capítulo anterior era muito complicado.

Vou então dar mais exemplos, para que todo este tema possa ficar claro para todos:

- Hoje, começaremos por uma INTRODUÇÃO: “o que são VERBOS”.

Nos próximos dias, continuaremos, dando exemplos de construção de frases.

E bem entendido, faremos a análise das frases que formarmos.

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A- O que são os VERBOS

Os VERBOS são palavras que pertencem a uma CATEGORIA GRAMATICAL muito especial:

Os VERBOS são muito especiais porque:

São o NÚCLEO das frases.

E porque VARIAM de muitas maneiras:

Os VERBOS são o NÚCLEO das frases porque...:

1= Mostram a PERSPECTIVA do Emissor, ou de um Narrador;

2= VARIAM para mostrar:

QUEM FALA, ou seja, EMISSOR: EU, ou NÓS

COM QUEM se fala, ou seja, o RECEPTOR: TU ou VÓS

DE QUEM se fala (dELE ou dELA; dELES ou dELAS): de alguém que

está AUSENTE

3= Mostram QUEM praticou a ACÇÃO ou QUEM AFIRMA algo: mostram o SUJEITO:

EU ou NÓS

TU ou VÓS

ELE ou ELA; ELES ou ELAS

4= Mostram o TEMPO gramatical:

quando foi que a ACÇÃO tem, ou teve, ou terá lugar,

ou

quando foi que se AFIRMOU algo...

Primeira conclusão:

Compreendemos que os VERBOS estão intimamente ligados aos PRONOMES PESSOAIS.

Os Leitores poderão recordar os capítulos: 19; 20.1; 20.2; e 20.3.

Mas nada custa recordar:

Os PRONOMES PESSOAIS, nas FORMAS de SUJEITO, são três:

Pronomes Pessoais da 1ª pessoa gramatical:

no singular - EU ; no plural - NÓS

Pronomes Pessoais da 2ª pessoa gramatical:

no singular - TU ; no plural - VÓS (ou VOCÊS)

Pronomes Pessoais da 3ª pessoa gramatical:

no singular - ELE ou ELA;

no plural - ELES ou ELAS

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VAMOS AGORA compreender melhor as noções que acabámos de apresentar:

Os MODOS verbais:

Dissemos que os VERBOS VARIAM para mostrar a PERSPECTIVA do EMISSOR:

No nosso dia-a-dia:

= Umas vezes, temos a CERTEZA das coisas;

= outras vezes, DESEJAMOS que algo aconteça...;

= Outras vezes ainda, sabemos que as coisas só poderão

acontecer SE...

Ora bem:

Quando temos a CERTEZA sobre os ACONTECIMENTOS ou ACÇÕES, ou sobre as nossas AFIRMAÇÕES, usamos o MODO INDICATIVO:

Muitas vezes, para que os nossos alunos compreendam bem este

assunto, costuma-se dizer que o MODO INDICATIVO é o

“modo da realidade”!

Exemplo:

= Hoje, ESCREVI um bom poema!

= Hoje, ESTEVE um dia muito bonito...

Quando se DESEJA que algo aconteça: é o MODO CONJUNTIVO:

Exemplo:

= A minha mãe sempre desejou que eu ESTUDASSE Medicina!

= Oxalá amanhã ESTEJA bom tempo.

Quando consideramos que talvez, enfim, há condicionalismos... é o MODO CONDICIONAL

Exemplo:

= Eu IRIA dar a volta ao Mundo SE me saísse a lotaria!

Quando damos uma ORDEM a alguém: é o MODO IMPERATIVO:

Exemplo:

No fim da aula, a professora recomenda:

– Meninos, FAÇAM a cópia!

Quando o Emissor apenas NOMEIA uma ACÇÃO: é o MODO INFINITIVO

Exemplo:

TRABALHAR é uma necessidade saudável! TRABALHAR dá estímulo

às nossas vidas! VER o resultado das nossas iniciativas, é

gratificante!

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Os TEMPOS verbais

Hoje, só vamos falar dos tempos verbais no Modo Indicativo.

- QUANDO no MODO INDICATIVO, que é “o modo da realidade”, os VERBOS variam para mostrar QUANDO uma ACÇÃO acontece:

E assim, temos que uma ACÇÃO acontece...

AGORA - estamos no PRESENTE

Já ACONTECEU - reportamo-nos ao PASSADO

Há-de ACONTECER - projectamo-nos no FUTURO

Mas:

Quando o PASSADO acabou agorinha mesmo, e a ACÇÂO ficou COMPLETA:

é o “passado recente”:

é o PRETÉRITO PERFEITO:

Ex:

O Pedrito COMEU tudo; comeu bem.

A Joana FEZ uma exposição de pintura! CORREU muito bem!

OU então:

Uma ACÇÃO ACONTECEU mas foi INTERROMPIDA porque surgiu outra ACÇÃO ao MESMO TEMPO!

é o PRETÉRITO IMPERFEITO:

Ex:

Eu ESTAVA a almoçar, quando tu "chegaste".

OU então:

Uma ACÇÃO acontecia REPETIDAMENTE, prolongava-se no Tempo... repetia-se... indefinidamente...

Também é o PRETÉRITO IMPERFEITO

Ex:

A minha tia Joana ADORAVA o Verão quando ERA jovem.

OU então, pomo-nos a recordar ACÇÕES muito antigas, que aconteceram ANTERIORMANTE a outras também já passadas:

É o Pretérito MAIS-QUE-PERFEITO.

Também há quem o designe como PRETÉRITO ANTERIOR

Ex:

Tudo ACONTECERA suavemente. Naquele Inverno, enquanto

eu “andava entretida” com as minhas bonecas, o meu irmão

“nasceu”, e a minha vida “mudou totalmente”...

Por hoje, vamos concluir:

Penso que estas noções sobre os TEMPOS do MODO INDICATIVO ficarão mais claras com um esquema:

Vamos representar “uma linha do Tempo”:

MODO INDICATIVO:

------X-----------------X---------------------X------------| PRESENTE->Futuro

| | |

| | Pretérito PERFEITO

| (acção “completa”)|

| Pretérito

| IMPERFEITO

(acção “interrompida”

ou acção “prolongada”)

|

|

Pretérito

MAIS-QUE-PERFEITO

(acção “anterior” a outra também passada)

Myriam

Agosto de 2021

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 29/08/2021
Reeditado em 22/05/2022
Código do texto: T7331315
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