Plurifobia

PLURIFOBIA

Para escrever este pequeno texto pesquisei o significado de alguns sufixos e prefixos gregos e latinos. Oni-

prefixo latino - exprime a noção de tudo, todos, totalmente, como em onisciente, onipresente ou onipotente que se aplicam apenas ao Criador.

Já os prefixos latinos pluri- e multi- exprimem a noção de muitos, vários, como em pluripartidário, plurianual, multicultural ou multiatleta.

Pensei inicialmente no título ONIFOBIA, mas me pareceu muito pretensioso e PARTIDOFOBIA, muito restrito. Analisando o quadro social atual cheguei em PLURIFOBIA que se não é um neologismo exprime bem a ideia que desejo apresentar.

As pessoas são petistas ou tucanas, corintianas ou palmeirenses, evangélicas ou espíritas, homossexuais ou heterossexuais, negras ou brancas, pobres ou ricas, materialistas ou espiritualistas, capitalistas ou socialistas - e mais uma múltipla gama de opções que são escolhas pelas quais optamos ao longo desta vida.

Nos dias atuais está acontecendo uma patrulha ideológica que nos está transformando em inimigos fervorosos apenas pelas opiniões divergentes. E neste ponto faço uma reflexão: os formadores de opinião têm sua parcela de contribuição nesta selva sem lei em que nos transformamos?

Não é possível que todos rezemos ou sejamos alfabetizados pela mesma bíblia ou cartilha. Existem diferenças culturais enormes e esta multiplicidade precisa ser levada em consideração.

Não concordo com a o regime isolacionista abraçado pela Coreia do Norte, mas devo respeitá-lo, até porque não sou coreano. Vivemos em um mundo capitalista e devemos entender que a Natureza não dá saltos. Revolucionar ou mudar implica em agitar a zona de conforto em que nos encontramos e este processo pode levar séculos.

A boa convivência ou boa vizinhança pode ser uma atitude paliativa para entender o outro. Em tempos de redes sociais ativas existem certas matérias publicadas que causam desconforto. É melhor não lê-las ou simplesmente fazer um esforço para não comentá-las.

Parece-me que esquecemos nossa condição de seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus quando estamos em situações em que nos deparamos com pessoas que têm postura diferente da nossa.

Os ânimos estão muito exaltados, os melindres à flor da pele e talvez estejamos nos tornando pessoas plurifóbicas porque deixamos de aceitar opiniões contrárias pelo simples fato de não coincidirem com nossos próprios conceitos.

#bispoeta