ERROS DE PORTUGUÊS

Francisco de Paula Melo Aguiar

É importante, preliminarmente que os pais como primeiros educadores dos filhos, observem os erros de português dos filhos, sim, isso é importante para exercer qualquer atividade formal profissional ou não. E tudo tem início no erro metodológico de ensino x aprendizagem desde a alfabetização, pois, não se aprende ortografia sem estudar e treinar suas regras formológicas cultas e contidas nas dez classes de palavras: substantivos; artigos; verbos; advérbios; conjunções; preposições; interjeições; pronomes; numerais; adjetivos. Sem o estudo diário com o uso de pequenos, de médios e de grandes textos da língua portuguesa, inclusive envolvendo e exigindo a escrita correta por parte do aluno em todos os componentes curriculares de forma obrigatória in loco, para o discente fique ciente de que qualquer palavra escrita em qualquer trabalho, avaliação, etc, de qualquer disciplina, perde pontos no ato da correção e avaliação. Que os pais sejam vigilantes, porque assim como eles, tem com sobra professores não educadores que não são vigilantes em seus ensinamentos, passam por cima de erros ortográficos e dizem que isso é obrigação apenas do professor de português, esquecendo esse tipo de professor que ele ensina em Língua Portuguesa, mesmo sendo professor de matemática, de história, de geografia, de ciências, de filosofia, de sociologia, química, biologia, etc. Em sendo assim, ainda tem a ortografia usada informalmente nas redes sociais.

Por outro lado, o ensino em qualquer nível de complexidade mental é social tem que ser planejado para que se faça diariamente uma análise dos riscos existenciais de ensinar e ou deixar passar informações erradas como se certo fosse e promover no aluno e seus pais a ideia de que o mesmo é inteligente e domina todos os conteúdos, passa de letra em tudo, um gênio...

Então, em sendo assim "quando algum infortúnio nos ameaça, o melhor que temos a fazer é considerar séria e deliberadamente qual a pior coisa que poderia acontecer. Depois de encarar essa possível desgraça de frente, encontre razões sólidas para pensar que, apesar de tudo, ela não será tão terrível assim", segundo nos ensina Bertrand Russel.

Agora, resta saber quem tirou nota baixa e ou zerrou a entrevista ou à prova de redação, português, etc, do ENEM ou outro concurso, tem a coragem de renascer das cinzas e voltar a estudar de verdade, porque quem é aprovado sem estudar na Educação Básica é bem assim na Educação Superior, estará cheio de diplomas e não de conhecimentos científicos. É um analfabeto usual...

Tempo perdido.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 22/06/2022
Código do texto: T7543561
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.