PARTI PRIS

Consultando o dicionário, encontrei mais uma palavra que eu não conhecia; na verdade, a expressão francesa "parti pris". Essa expressão se encontra em dicionários de Língua Portuguesa. Ela significa: "Opinião preconcebida". É uma "posição, atitude, opinião ou opção decidida ou assumida antecipada ou preconcebidamente, ou de maneira tendenciosa". Isso não é bom. O certo é assumir posição correta, após reflexão. Se possível e necessário, devemos assumir posições ou posturas após estudo, investigação e reflexão, conscienciosamente.

"Parti pris" é uma expressão francesa que se encontra em dicionários de Língua Portuguesa. Sua pronúncia é assim: parti pri. Em francês, a letra "s" não é pronunciada. Lembre-se, por exemplo, do nome do filósofo francês René Descartes, iniciador da Filosofia Moderna. A letra "s" não é pronunciada, e "René" é pronunciado assim: "Renê". O plural de "parti pris" é "partis pris".

Há milhares de palavras e expressões nos dicionários de Língua Portuguesa que eu não conheço. Eu sei muito pouco. Eu sou e sempre serei um feliz aprendiz e um aprendiz feliz (rs).

Pastos Bons/MA, 3 (três) de agosto de 2022.

Texto produzido e escrito por Domingos Ivan Barbosa: amante da vida, do amor, da verdade e da sabedoria.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 03/08/2022
Reeditado em 03/08/2022
Código do texto: T7574099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.