Descrições Factuais I-III

I. Despertar de manhã - 100 palavras

Despertei num Domingo de manhã, precisamente às 6h ao escutar a melodia do pequeno melro cuja plumagem intensamente preta e acentuada expressividade emanava do singelo canto. Certa calmaria penetrava e sentia-me contagiada por esse sentimento. Conduzida em apreciar através da pequena janela do quarto, não contive em admirar a paisagem que surgia diante do meu olhar. Estava desabituada em contemplar: o canto dos pássaros, o céu azul, nuvens que ilustravam a extensão do céu, eclodiam de minha imaginação. O vento sem pressa carregava as folhas caídas pelo chão do pequeno e humilde quintal.

(5) cantos suaves

(7) espalhavam aos ares

(5) beleza e paz

II. Chuva de sábado - 148 palavras

Trovoadas impactantes por volta das 20h da noite, indícios que iniciará forte tempestade na região norte. Rapidamente começou a chover grosso, corri desesperadamente para fechar todas as janelas da casa. Havia colhido antes da chuva, algumas folhas de hortelã, erva-cidreira de capim e folha, armazenei dentro de uma jarra. Desejei tomar chá, lavei cuidadosamente cada folha, cortei as de capim em vários pedaços e coloquei todas na água fervente já adoçada com açúcar mascavo. Aguardando o preparo do chá, peguei um dos meus livros favoritos de Contos, abri aleatoriamente na página 98 e li: "silencioso, eu refletia" do conto "Alfredo", de Murilo Rubião. Logo, percebi quão maravilhoso era o som da chuva e sua capacidade de direcionar-me aos momentos reflexivos, então, concentrei em escutá-la degustando o chá quentinho na chuva de sábado.

(5) tem chuva forte

(7) arrastando os pesos

(5) de dentro de nós

III. Observação da Noite - 95 palavras

Meus desígnios foram potencialmente frustados ao defrontar-me com a ausência de luz e luar na noite de sexta-feira. A escuridão pincelou todo o céu, e, tristemente estava privada de contemplar as pequeninas e belas estrelas. Decidi sair pra fora do quarto e dar algumas voltas pela sacada. Constatei a presença de uma coruja que causou terríveis arrepios. Forçando certa discrição, já desfalecida de medo, enfiei-me apressadamente em passos larguíssimos dentro do armário e mantive escondida, enquanto execráveis gritos de suindaras amedrontavam-me.

(5) sem luz e luar

(7) gritos de suindaras

(5) terror e medo

Lorena Borba
Enviado por Lorena Borba em 16/02/2020
Reeditado em 16/02/2020
Código do texto: T6867603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.