HAIGA

Volta para o trilho
lá esmaece no caminho
pe(R)de s(Eu) brilho

Madalena de Jesus

 


 A flor foi substituída por Ela. 


Haiga
é uma pintura esboçada de forma livre que inclui um haicai escrito em caligrafia. Hai significa 'haicai' e ga significa pintura. De acordo com o artigo "What´s haiga", do site "Reeds: Contemporary haiga", a forma originou-se no Japão do século XVII e foi usada para decorar pergaminhos, discos, telas, e leques ou abanos. (...)
A arte digital do haicai é uma forma moderna de haiga . Outras formas incluem a foto-haicai (haicai anexado a uma imagem fotográfica) e todas as formas de arte moderna associada ao haicai.
A prática comum em haiga é escrever o haicai fazendo uma justaposição entre foto (ou pintura, desenho, etc) e verso para criar um significado que vá além do que está presente na imagem. (...) o trabalho de interpretar o significado é de responsabilidade do leitor. Assim como um haicai geralmente contém uma justaposição entre duas de suas linhas e uma terceira linha. O mesmo acontece com o haiga moderno, ou seja, deve conter uma justaposição entre o haicai em si e a obra de arte, sem necessariamente representar diretamente as imagens apresentadas no haicai.
http://www.sumauma.net/haicai/haicai-haiga.html

 
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 22/08/2014
Reeditado em 01/10/2017
Código do texto: T4932582
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.