A DÚVIDA
(me diz)

Haikai n. 47


Machado d'Assis:
Com seus olhos de ressaca,
Capitu traiu?
************

Silvia Regina Costa Lima
7 de Abril de 2008


*******************

Machado, em 'Dom Casmurro':

Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada". Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim (...) Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca.
(ASSIS, 1999:52).

O maior escritor brasileiro do século XIX (e certamente também um dos melhores escritores da literatura universal), Machado de Assis (1839-1908) atingiu o ápice de sua criação com Dom Casmurro, romance publicado em 1900, e um clássico mundial. Machado de Assis, além de ótimo retratista da sociedade carioca do final do século XIX, consegue neste livro muito além do que os demais romances de época ou de histórias de amor escritos por autores nacionais conseguiram no mesmo período.
 
SILVIA REGINA COSTA LIMA
Enviado por SILVIA REGINA COSTA LIMA em 27/04/2008
Reeditado em 29/04/2018
Código do texto: T964309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.