Parabéns Duque de Caxias

Parabéns Duque de Caxias!

Muito significativa a comemoração dos 70 anos do Colégio Estadual Duque de Caxias (Salvador – Ba). Congregando o ontem e o hoje, diferentes gerações de diretores, professores, funcionários e alunos, reuniram-se em uma missa de ação de graças por essas sete décadas. Um vídeo, reunindo fragmentos da história caxiense, nos fêz viajar no tempo e recriar na memória os grandes momentos do Duque..

Apresentações de alunos e da comunidade, depoimentos emocionados e uma audição musical, abrilhantaram os instantes de confraternização.

Professora Aristocléia (mais antiga diretora presente), partiu o bolo do aniversariante, oferecendo a primeira fatia ao atual diretor, professor Carlos Sá. Justas homenagens foram prestadas por professores à Professora Valberci Carvalho (nossa antecessora na direção do Duque) e à professora Ana Zuleica (vice-diretora em nossa gestão e atual diretora do ICEIA). Entre muitos, dois nomes foram citados inúmeras vezes, por tudo o que representaram e sempre representarão, por personificarem os mais caros ideais de nossa comunidade: professora Neyde Aquino e professor José Abade.

O tempo segue incoercível. Nós passamos, outros passam e outros tantos passarão. O Duque fica, guardando um pouquinho de cada um de nós, segue seu destino, o desiderato de levar educação, arte e cultura ao povo da Liberdade, esse bairro plural em suas tantas singularidades.

Cada gestão dá continuidade para algumas coisas, descontinua outras, modifica algumas, cria novas... Na nossa gestão, demos continuidade ao processo de informatização da escola e o pré-universitário, fortalecemos o trabalho artístico, os projetos desenvolvidos por nossos professores e o uso criterioso do espaço escolar por parte da comunidade. Foi instalado o acesso à internet via satélite, implantou-se a matrícula informatizada e o SAEMEC, equipamos com mais computadores a coordenação pedagógica, foi reequipada e modernizada a sala de vídeo, iniciamos a criação da videoteca e da rádio escola, aperfeiçoamos o web site (criado por nós ainda na gestão anterior), Criamos o informativo “O Duque” e passamos a publicar nos murais da escola, a prestação de contas dos recursos financeiros.

Deixamos pronto o PDE elaborado pela comunidade escolar e que é implementado pela atual gestão, com ações tais como: instalação de vigilância eletrônica, digitalização do arquivo escolar, continuidade no processo de reativação dos laboratórios, requalificação da fanfarra, informatização e ampliação do acervo da biblioteca...

Assim, geração após geração vai escrevendo a odisséia do nosso querido Duque, tão bem retratado no livro: “Liberdade. O Duque como referência” do estimado professor Bartolomeu de Jesus Mendes, do qual reproduzimos abaixo, o prefácio de nossa autoria, que sintetiza o que representa essa instituição e a sua “Liberdade”.

Mais que um simples bairro, a Liberdade é um estado de espírito, um jeito singular de ser. Aqui, o mestre Bartolomeu retrata a saga de uma comunidade que rompe as algemas da discriminação e despindo a mortalha do preconceito, resgata sua grandeza histórica com sua natural vocação à superação das adversidades e a construção de soluções.

Da passagem das tropas libertadoras do 2 de julho ao hodierno momento, lá se vão 177 anos na composição desse mosáico multifacetado de culturas, esse negro caleidoscópio de etnias, essa poesia escrita com o suor da luta.

A mal vista linha 8, emerge no torvelinho do tempo na humilde grandeza de uma gente que não se permite rotular nem assume estereótipos. A Liberdade é a liberdade.

No coração desse bairro está o Colégio Estadual Duque de Caxias (o “Duque” para os íntimos), que lhe é referência: física, histórica, artística, cultural e afetiva. Só quem como nós teve a honra de ter sido aluno e hoje ser professor dessa instituição de ensino, pode mensurar o que é a Liberdade e o seu Duque, que foi e esperamos que continue a ser esse fecundo e belo jardim de esperanças, onde geração após geração floresce, vencendo as daninhas ervas e fortalecendo as raízes de quem faz parte dessa alquimia.

Prefaciar o livro desse mestre amigo, que fala da Liberdade tendo o Duque como referência, é um imerecido privilégio que nos enche de orgulho e nos inspira a convidar o(a) caro(a) leitor(a) a conhecer um pouco do muito que é a Liberdade, sua gente e seu Duque.

Pelo Ex-professor, ex-diretor e eterno aluno Antonio Pereira (Apon)

Em: 26 de agosto de 2008.