" Para alguém Especial "


Hoje quero dedicar-lhe um pouco de mim,que não é nada. A começar por essa foto, onde registro a vida, que há tanto, para você resumia-se a uma poltrona em frente a TV.Tardes, na mesma posição, à espera dos mesmos programas, do mesmo lanche na hora marcada, do mesmo banho e por fim da hora de dormir, todos os dias...

Quando criança nos víamos nos finais de semana. Para você, estar ali com a família reunida era um momento de felicidade. Ficava descontraída, às vezes tímida quando brincava arranjando-lhe um namorado. Na verdade eu queria dizer a você o quanto era igual a mim. Mas a vida dizia o contrário, quando queria um namorado igual ao da prima, quando queria ir nas festinhas com suas amigas como fazia sua irmã, quando suas dificuldades na escola mostravam que não era apenas no seu jeito de falar que estava a diferença.

Eu adorava conversar com você. Sua meiguice, sua inteligência, seu riso doce, sua pureza, me fascinavam.

Morávamos longe e minha rotina mudava enquanto eu amadurecia. Trabalho, universidade, casamento, filhos. Não tinha como ser diferente. Nos afastamos mais ainda.

Nosso reencontro, tantas novidades para mim, a mesma rotina para você. Seu olhar modificara. Antes brilhantes e esperançosos, agora decepcionados e sem luz. Nada mudara em tantos anos, além dos próprios anos.

Saber que não quer mais sair da cama me balançou forte, perguntando-me onde eu andava que não perccebi o tempo passar.

Hoje,por coincidência, aniversário do seu pai, um tio esforçado que adoro, mas que vive numa luta constante. 
São 80 anos de  dedicação e sei que, se as condições fossem outras, poderia ter feito mais. Mas também tem grandes limites financeiros. 


Deve haver um motivo especial para tudo na vida, para o que chamamos de "injustiças" (aos nossos frágeis olhos). Mas tenho certeza que alguém tem uma resposta pra tudo. Esse alguém substitui nossa pergunta: "porque", por outra: "para quê". Eis que aí está todo nosso conforto.

Guardo vocês num lugar muito especial dentro do meu coração.





Foto: Taci
Texto para Lita, minha prima, que tem Síndrome de Down e para o meu tio,  Pedro Mattos, que faz 80 anos hoje e pelo qual tenho grande admiração e respeito.