Esse é o Parque da Redenção

 Hoje no dia em que nossa Porto Alegre está de aniversário, comemorando 237 aninhos, trago um pouco dela...

 Só um pouco da história, pra não cansar...

A região onde se localiza Porto Alegre foi habitada pelos índios Guaranis.

No século XVII, o tropeiro Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos estabeleceu-se em um pequeno sítio às margens da Lagoa do Viamão, onde formou-se um povoado, dando início a colonização local.

Antes de ser considerada cidade teve quatro nomes:
- Porto de Viamão, (1732)
- Porto do Dorneles (1740)
- Porto dos Casais ou Porto de São Francisco dos Casais (1772)
- Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre (1773) 

O aniversário de sua fundação é comemorado na data de 26 de março de 1772, quando um edital eclesiástico dividiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão em duas e criou a Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais.

A capital da província de São Pedro do Rio Grande do Sul foi criada em l773.

Agora, vamos às imagens que falam mais alto...



Parte das antiguidades do brique da Redenção, onde se encontra desde  cristais, jóias, discos, selos, maçanetas antigas, chaves, parafusos antigos e outros, meio camuflados,rsrsrs...


Brique da Redenção, uma linda feira de artesanato que ocorre aos sábados e domingos.
 
Muito legal e todos os turistas aparecem por lá.

Encontramos de tudo (tudo mesmo...).

São famílias, turistas, cachorros, gaúchos pilchados, com suas inseparáveis cuias... Um ponto de encontro
!


O moinho, no lago do Parcão, no bairro Moinhos de Vento...





casas antigas ainda existem no bairro

 Ainda o Parcão...


Aqui a Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, famosa pelos bares e restaurantes.É um point...




Caminhos rurais de Porto Alegre, na zona Sul  e


um cantinho por lá...


Pelo centro de cidade, circulam por dia, ao redor de 500 mil pessoas.

O mesmo centro  abriga a Praça da Matriz,  Tribunal de Justiça, a Catedral metropolitana, o Parlamento e o Piratini, sede do Executivo.

A arquitetura dos prédios  é linda!



Praça da Matriz



Mercado Público




O famoso e lindo Teatro São Pedro



A beira rio, com o Parque Marinha e ao fundo, vemos o prédio, em forma estranha, do Centro Administrativo do Estado... 



Usina do gasômetro


Porto Alegre visto de uma das minhas janelas...





Visão aérea de nossa rua, para mostrar o quanto é arborizada. Na época certa, formam-se tapetes de flores roxinhas...Lindo!




Cais do porto num fim de tarde



E o lindo pôr-do-sol!  E pra ver mais, deixo o link de uma música e um vídeo bem legal, de P.Alegre.

http://www.youtube.com/watch?v=S_MkpVWMBoM

Espero que gostem! (Chica)

000o000o000o000

* Todas imagens pesquisa Google e a que ilustra a página ao alto, é a nossa famosa Casa de Cultura Mario Quintana.

  

  

000o000o000o000

(POA)
Pontal a desvendar
O encontro de povos. 
Ariana como a manhã.
meriam lazaro
000o000o000o000
TARDE EM PORTO ALEGRE
Águas de rubi,
espetáculo divino...
Pôr-do sol no Guaíba!

Beijos,
Celina Figueiredo

000o000o000o000


    
Rejane Chica
Enviado por Rejane Chica em 25/03/2009
Reeditado em 27/03/2009
Código do texto: T1506191
Classificação de conteúdo: seguro