Biografia de Monteiro Lobato

JOSÉ BENTO MONTEIRO LOBATO – ( 1882- 1948)

Escritor brasileiro nascido em Taubaté, São Paulo.Formado em direito pela Faculdade de São Paulo, exerceu a promotoria em Areias, cidadezinha do interior, retirando-se posteriormente para uma fazenda herdada de seu avô. Lançou Urupês em 1918 e o êxito fulgurante desse livro de contos colocou-o em uma posição de vanguarda.Indo a São Paulo, tornou-se editor e as iniciativas que tomou deram a nossa indústria de livros um impulso decisivo para a sua expansão.Dirigiu a Revista do Brasil. Adido comercial junto a nossa Embaixada nos Estados Unidos em 1927, de onde trouxe um notável livro de impressões, América. Preocupado com o desenvolvimento econômico do país, chegou a fundar diversas companhias para a exploração do petróleo nacional. A derrota dessa iniciativa deu-lhe assunto para um libelo; O Escândalo do Petróleo. Já sob o Estado Novo, na sua intransigência em abordar esse tema, como patriota autêntico que era, valeu-lhe três meses de prisão. Esteve em Buenos Aires em 1946, dirigindo a edição de seus livros infantis em espanhol. Seus contos revelam um satírico, um intranqüilo que não foge à piedade. Monteiro Lobato tem, no entanto, um lugar indisputável em nossa literatura como o Andersen brasileiro, autor de nossos primeiros livros para crianças de valor definitivo.Unindo a fantasia à realidade, o Sítio do Pica Pau Amarelo, minúscula fazenda fictícia, cenário de quase todos os seus livros infantis ensina a garotada e a prepara para a vida dentro de um racionalismo corajoso e prático. Autor de Urupês, Cidades Mortas, Negrinha, A Onda Verde, O Macaco que se fez homem [contos], O Choque das Raças [novela futurista], Idéias de Jeca Tatu, Na ante Véspera, Prefácios e Entrevistas, Mr. Slang e o Brasil, América, A Barca de Gleyre [correspondência com Godofredo Rangel] e, para crianças; Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu, Saci, Caçadas de Pedrinho, História do Mundo para Crianças, Aritméticas de Emília, Emília no País das Gramáticas, Geografia de Dona Benta, O Poço do Visconde, Minotauro, Os doze trabalhos de Hércules, Histórias das Invenções, História da Tia Anastácia, etc. Vultoso é o número de suas traduções que montam mais de cem volumes.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 16/04/2009
Reeditado em 16/04/2009
Código do texto: T1543379
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.