Blog do Adão Braga http://www.holistica.com.br/artigo1


Castelo dos Desejos – Cármen Neves

Janeiro 25, 2009 ·

Esta semana terminei a segunda leitura do Romance Castelo dos Desejos da querida Cármen Neves.  A Cármen Neves, pode ser encontrada nos seguintes endereços:
  1. Só para dizer que tenho um Blogue;
  2. Cármen Neves: Prosa e Versos.
Para saber mais sobre ela, visite os links e leia sobre ela.
O Romance, Castelo dos Desejos, me envolveu na história. Subi e desci todas as escada. Abri cada uma das portas. Olhei cada uma das janelas. Vi cada um dos objetos de artes mencionadas. Vi o olhos da mocinha e virgem. Vi as roupas pretas do protagonista. Participei das festas. Recebi os convidados, bebi e comi. Vi cada vestido. Cada vinho aberto. Cada mesa posta.
O romance trouxe-me uma visão adicional do amor. O romance despertou em mim o desejo de pensar e refletir sobre temas, tais como:
  • Existe alguma regra para os seres amarem e não amarem?
  • Quem está apto a amar? Existe algum tipo de criatura que não sinta amor?
  • Quem pode limitar o raio de ação do amor?
  • Qual a linha limite entre o poder e o livre-arbitrio?
  • Quem tem poder de burlar o livre-arbitrio é limitado pelo amor?
Ocorreram-me várias outras indagações. Mas, vou ater-me a comentar O Romance: Castelo dos Desejos, onde Cármen nos conta uma história de um dos descendentes de um personagem famoso, inigmático, romântico e imortalizado na literatura, no teatro, e nos cinemas.
Os personagens do romance tem carisma, porém, o que mais gostei do romance foi a interação que Cármen fez com pessoas reais, em especial, com os textos de amigos, poetas e poetisas, escritores famosos, conhecidos e anônimos, tal qual eu.
Amei a maneira como ela inseriu no livro os nosso textos, como sendo, memórias do protagonista da história. Lá estão vários poemas, inclusive o que lhe enviei, na página 185. E, também o de Beth, na página 168.
A ponta de inveja, fica por ver que o Roberto P. do Amaral Pereira teve vários textos incluidos no diário do protagonista da história, mas, sei que se tivesse enviado outros textos ela teria incluido, e bem me lembro, das vezes que ela insistiu para que eu enviasse o texto para ela inserir na história, assim, a culpa de haver apenas 1 texto, é minha.
Já vi que a edição do Castelo dos Desejos, está com a edição quase esgotada, e esta semana, estarei emprestando a minha edição, especial, autografada para alguém.
Se vocês tiverem a oportunidade de ler este romance: Castelo dos Desejos, aproveite a leitura.
Categorias: Alma Humana · Geral · Participação · Pessoal · Reconhecimento · Relacionamentos · Vidas · homens


* Foto do livro.
Cármen Neves
Enviado por Cármen Neves em 08/05/2009
Reeditado em 08/05/2009
Código do texto: T1582612
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.