UM DEGRAU A MAIS (homenagem ao grupo do Desafio Recantista, coordenado por Marília)

Sem dar uma de moralista e de dona da verdade, e já dando, para imitar JÔ Soares, diria que há sempre algo a aprender e algo a ensinar. Não importa quem sou eu, quem é você. A atitude, a fleuma perante os fatos da vida, a constância, a pertinência, coesão e coerência entre pensar e agir.

Coisa boa é a gente ter o germe da percepção, de constatar a incompletude de personalidade, a fraqueza da condição humana e conseguir uma atitude docemente fria perante todos os degraus que se perfilam nessa escada da existência duvidosa.

O que é uma escada? Em qualquer parte do mundo, uma escada é uma escada, seja qual for o modelo e o material de que é feita, esteja onde estiver essa ferramenta. A escada serve tanto para subir quanto para descer, e subir não é necessariamente a melhor opção. Em um incêndio, bela e misericordiosa é a descida. O elevador é uma espécie de escada sem degraus.

Escada é nome de município pernambucano. Vem de Portugal a devoção à Nossa Senhora da Conceição da Escada, protetora dos marinheiros de Lisboa A escada também tem uma história de ser um símbolo cuja forma está no nosso alfabeto, um símbolo para uma escada na qual só há um degrau: H. Como o degrau é único e fica bem no meio, ele tanto pode equilibrar quanto desequilibrar o sujeito que se atreve a tal escalada sem muito mérito, pois, a vitória de alcançar o topo só é bem vista quando a escada recebe um costumeiro adjetivo: íngreme.

Existe escada sem degrau. Sim, existe. Já viu um boneco das pernas de pau? E tem também a escada de degraus em X, a do bonequinho de feira, o Mané Gostoso. E o pior é que ele fica lá no topo, amarrado pelos pés, e se não acionamos o brinquedo, o Mané Gostoso fica sempre de cabeça para baixo, olhando para o chão de onde jamais deveria ter saído para a prisão no ápice da sua escadinha colorida.

Este parágrafo é um degrau a mais, fininho, o degrau limítrofe de um texto que se não faço parar, nem sei onde vai chegar. Veio agora uma lembrança: a da escada ecológica de Joãozinho do pé de feijão.