Nova psicologia para a Educação - EDUCANDO O SER HUMANO //Zenita Cunha Guenther


Falar sobre a minha amiga Zenita Cunha Guenter é sempre uma honrosa alegria. Apresentar ao publico um trabalho seu é uma dádiva. É o que vim fazer hoje aqui – apresentar a vocês o mais novo trabalho de Zenita – O livro Nova Psicologia para a Educação – Educando o Ser Humano. Conheci Zenita antes de conhecer Zenita. E gostei dela desde o princípio embora o princípio tenha sido apenas um princípio. Fui atraída por ela pelo nome: Zenita é também o nome de minha mãe e Cunha um dos sobrenomes de minha família paterna. Nada original. Mas meus contatos com ela acabaram se dando de uma forma mais profissional e aí adquiri substância não só para continuar gostando dela como também para admirá-la. Zenita tinha um sonho. Ela contou esse sonho a também minha amiga Jussara Menicucci de Oliveira. Jussara poderia ajudá-la a realizar esse sonho porque Jussara era Prefeita em Lavras. E eu a Secretária Municipal de Educação e Cultura, na época. Então, ganhei esse presente de Jussara: ajudar Zenita a tornar o seu sonho real. Sim, eu fui uma entre os muitos que a ajudaram. E o sonho se realizou – o Cedet foi criado. Hoje, todo mundo em Lavras sabe o que é o Cedet – Centro para o desenvolvimento do Potencial e do Talento. Hoje, muita gente sabe não só no Brasil como em várias partes do mundo da existência do Cedet. Não foi fácil para Zenita e para aqueles que lutaram com ela. Momentos difíceis por pouco não destruíram o sonho transformando-o em pesadelo. Mas ele sobreviveu, com a ajuda de entidades e instituições visionárias, de voluntários e da Aspat – A associação de Pais e amigos para apoio ao Talento. Até que Jussara reassumiu novamente a Prefeitura e acolheu  o Cedet que hoje segue, cada vez mais forte ajudando na construção de um futuro melhor.

Zenita, Ph. D em Psicologia da Educação, reconhecida internacionalmente por seu trabalho é também uma mulher generosa. Este livro, compilação de suas idéias humanistas, resultado de uma vida rica em experiências tem sua renda destinada totalmente a Aspat. Mas a aquisição de um exemplar não pode ter somente esta finalidade, embora seja uma finalidade meritória. Deveriam chegar a todas as escolas do país, passar pelas mãos de todos educadores que são capazes de seguir a mesma trilha – o humanismo. Sem dúvida Zenita já nasceu com essa semente dentro dela. Mas  também teve a sorte de conviver com outra grande educadora, D. Helena Antipoff, na mítica Fazenda do Rosário onde cursou a Escola Normal Rural. E agora nós temos também este privilégio – conviver com Zenita que tem despertado em muitos profissionais o mesmo prazer e compreensão pelo ideal humanista. O ideal que sabe que o homem tem direito como indivíduo e cidadãos de um país a receber o melhor em educação: a educação que o transforma, que o torna  melhor do que  é, a cada dia, sem nenhuma comparação com o outro, mas sempre consigo mesmo.

A educação não é privilégio de ninguém em especial, mas é direito de todos. Pessoas com deficiências físicas ou mentais têm direito a ela. Pessoas ditas normais têm direito a ela. E pessoas com talentos específicos também tem direito a ela. Todos podem dar sua contribuição para a dignificação da própria vida e da vida de seus semelhantes. Mas não podemos ignorar que algumas pessoas possuem habilidades e talentos específicos. São os líderes da Humanidade: Políticos, empresários, cientistas, artistas, criadores... E é em função dessas pessoas que o Cedet existe. Para reconhecer e estimular o talento sob a luz de um desenvolvimento pessoal, social e transcendente. O Cedet existe para que essas pessoas sigam a trilha do bem, não a trilha do mal.

O livro que agora apresento não é especificamente dirigido a educação dos talentosos. O livro é dirigido para o estabelecimento de uma escola inclusiva - como está bem explicadinho na contra capa: - partir do mundo, da vida, das pessoas como seres humanos agentes e inter-agentes construindo alicerces para a formação de pessoas inteiras e confiantes, vivendo em harmonia consigo mesmo e com os outros.
 
Bem, já é hora de parar de falar e deixar que conheçam o livro. Mas não sem antes tornar público a importância de nossa autora para o mundo da educação: em 2006 sua biografia foi incluída em um anuário que lista Who is Who em the World. É ou não é motivo para nos sentirmos orgulhosos e também querer conhecer este livro?

(Apresentação do livro de Zenita Cunha Guenther feita em encontro promovido pela Aspar para o lançament do livro ,no Vitória Palace Hotel no dia 01/09/2009)