Centenário da criação da letra do Hino Nacional Brasileiro.

O município serrano de Paty do Alferes, situado na Região Sul-Fluminense do estado do Rio de Janeiro, berço natal de Joaquim Osório Duque Estrada, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro, bem como todas as demais cidades brasileiras estão em festa. Isto acontece porque neste ano de 2009 comemora-se o centenário da criação da letra do Hino Nacional Brasileiro pelo nobre cidadão patiense Joaquim Osório Duque Estrada que, em 1909, venceu o concurso criado por lei de autoria de Coelho Neto, para “a melhor composição poética que se adapte, com todo o rigor do ritmo, à música do Hino Nacional Brasileiro”.

No ano de 1922 ocorreu a oficialização da letra do Hino Nacional Brasileiro, por decreto do presidente Epitácio Pessoa.

Tendo em vista esse nobre acontecimento, o município de Paty do Alferes programou diversas homenagens ao seu ilustre filho, incluindo atividades literárias e culturais.

Este escritor sente-se honrado em ser um dos membros da Academia de Letras de Paty do Alferes, cujo patrono é o digno homenageado.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 03/10/2009
Código do texto: T1845907
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.