12 de outubro, dia muito especial

Hoje, minha cidade amanheceu como ela é. O sol voltou a brilhar e as pessoas a passear por suas ruas, aproveitar sua praia, seja banhando-se em suas águas marinhas, seja passeando por sua orla.

Muitas crianças na rua, passeando, divertindo-se com seu novo brinquedo que ganharam de presente no dia da criança. Leio um lindo texto escrito por minha irmã Vânia Moreira Diniz, que me toca o coração e que anda meio abalado por algumas emoções até agora desconhecidas. Procuro adaptar-me porque a vida é fase após fase, que se interpõem, num toque divino, para que o ser humano cresça, transforme-se e quem sabe fique mais sensível às questões de outras pessoas e menos abatido com suas próprias.

Criança... Esperança de um mundo novo, renovação e eterna reconstrução porque os nascimentos acontecem todos os dias, inúmeros, e representam, em tese, mais uma semente a germinar, espalhando flores ou espinhos, dependendo de tantas coisas!

Gostaria hoje de ler uma grande notícia. Que todas as crianças têm abrigo, calor e carinho. Que elas possam viver num mundo fraterno, onde suas mãozinhas terão sempre em que se apoiar. Que possam sonhar! E que possam realizar seus sonhos. Que tenham um colo a lhe aquecer quando se sentirem fraca, impotentes ou doentes. Que possam enfim ser felizes e se tornarem adultos aptos a continuar a construir um ambiente que aconchegue outras crianças que cheguem.

Nesse ponto, não poderia deixar de me lembrar de Nossa Senhora. Aliás, meu primeiro pensamento foi para ela, hoje ao acordar. Celebra-se hoje, uma de suas aparições, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que sob seu manto aquece todos os seres humanos. A ela me dirijo, pedindo suas bênçãos, para crianças, jovens, adultos e idosos. Que ela possa proteger cada um e que em cada coração haja ao menos um canto para que ela possa estar presente, lembrando ao ser humano, o tamanho de nossa grandeza como filhos de Deus e de nossa pequenez diante do Criador de todas as coisas.

Não sei por que meu coração amanheceu meio apertado, diante da beleza desta natureza, que se impõe esplendida e acusa a presença do Deus de todos nós, creiamos ou não. Talvez porque Ele também queira mostrar a diversidade de sentimentos que brotam do coração humano.

Ainda me dirigindo a Nossa Senhora, ouso pedir-lhe pelos grupos excluídos, aqueles que sofrem com a discriminação e a falta de compreensão de seus irmãos de caminhada:

“Ó Senhora, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, volta seus olhos para todos nós e que cada um possa se desenvolver segundo suas possibilidades e se realizar segundo sua natureza, que é de Deus e que a Ele pertence, já que somos todos seus filhos. Cobre-nos com seu manto de amor e cuida para que nunca nos sintamos sós. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós, pecadores, mas carentes de seu amor e proteção. Cuida dos sonhos de todos nós e que em cada um estes mesmos sonhos sejam a força que impulsionará pelos caminhos da vida.”