Esmeralda

Era ainda muito pequena e me encontrava sentada num degrau do quintal de minha casa. O céu tinha um tom avermelhado e a lua já começava a aparecer naquela imensidão tão longe de mim, mas que não fugia aos meus olhos curiosos e atentos.

Sempre me lembro desta cena, embora cada vez ela fique mais distante pelo inexorável passar dos anos. Este quintal é uma presença constante em minhas lembranças e talvez fosse um refúgio, um lugar só meu, um cantinho afastado do mundo, que me fazia sentir senhora de um tesouro inesgotável.

Lembro-me principalmente de Esmeralda, hoje, em minhas recordações, uma mulher da qual não consigo lembrar do rosto. E´ estranho não recordar suas feições, porque é muito forte, a vivência de seus carinhos e atenções.

Naquele dia, particularmente, sentia-me triste. Uma tristeza que nem eu mesma saberia explicar. Apenas sei que naquele momento só desejava olhar para o céu, e ter o carinho de minha babá Esmeralda. Sua voz doce e terna ainda ecoa em meus ouvidos, bem como a canção com que costumava transmitir todo o seu amor. Sim, sentia-me amada por aquela mulher. Mas não consigo ver o seu rosto. Ainda hoje sua canção me traz muita saudade e me remete à minha infância. Uma infância que estava ligada aquele quintal, aquele jardim, cheio de lindas samambaias e Esmeralda... Ela estava sempre a me olhar e conhecia cada lágrima que derramava, cada sorriso que aflorava em meus lábios.

É realmente muito sofrido não poder saber as características de seu rosto. Não o recordo realmente, mas posso até hoje sentir suas mãos em minhas mãos, meu rosto encostado a seu ombro. Sim, meus olhos, por vezes, procuravam os seus, numa doce busca de segurança e parceria.

Onde estará Esmeralda? Não sei como, porque e quando foi embora de minha casa. No entanto quanta falta me fez, quanta saudade... Para mim, Esmeralda ainda está naquela casa, em pé, encostada ao pesado e verde portão. Demoliram minha casa, mas... E Esmeralda, onde ficou minha babá?

Pessoas passam em nossas vidas. Quantas nem sabem como se tornaram importantes! E Esmeralda? Saberá ela que deixou para trás uma menina, que não lhe recorda o rosto, mas lhe tem grande amor?

Esmeralda... Não sei se um dia a encontrarei de novo. Mas, esteja onde estiver, gostaria que ela soubesse que lá, muito distante, muito atrás, nos anos da infância, existe uma criança que lhe quer muito bem, uma criança que precisa ouvir a antiga canção, mais uma vez, que seja. Precisa sentir seu abraço, e encostar a cabeça em seu ombro.

Esmeralda, talvez ninguém consiga imaginar a saudade de uma criança. Talvez eu tenha ficado em sua recordação, talvez não. Mas esta menina precisa encontrar você novamente. Precisa lhe dizer da vida que tem levado, de tudo que tem sonhado, das lágrimas que tem derramado, da infância que insiste em se tornar presente, da maturidade que construiu a partir de um canto de quintal. No entanto a menina ainda está lá, sozinha, no passado, esperando por Esmeralda. Esta criança precisa vir para o presente, e se encontrar com a mulher que se tornou.

Esmeralda, talvez não a encontre, mas sei que, em algum lugar, você há de ouvir o doce canto de uma criança, e o calor dos braços infantis chamando... Esmeralda.