MULHER ELEGANTE

Saí por aí, pelo Recanto das Letras, tentando abraçar, beijar, levar flores e votos de felicidades às mulheres. Claro está que não conseguirei visitar todas, o que seria o ideal, mas como todo ideal, utópico. Então, escrevo esta mensagem para que outros olhos femininos a alcancem e assim possam vislumbrar uma palavra de carinho.

Enquanto escrevo para a mulher, penso no homem. Sim, porque sei que é a ele que nos dedicamos o tempo inteiro, seja ao pai, ao marido, ao filho, ao namorado, noivo, amante, paquera, etc.

É do homem que esperamos o melhor, o afeto, o amigo, o companheiro, o amor e o carinho. Esperamos e cultivamos, entretanto nem sempre conseguimos. Pelo contrário, muitas vezes recebemos ingratidões, infidelidades e injustiças, o que é mesmo uma lástima. Enfim, nós damos o homem à luz.

Não, não quero falar mal do homem. Quero prestigiá-lo, mas não a todos, o que seria uma falsidade. Assim também, não merecem homenagens todas as mulheres, a não ser retoricamente.

Levando em conta as mulheres merecedoras (a maior parte), é hora de se perguntar: Por que têm que sofrer tanto? Por que têm que trabalhar além do humanamente suportável? E, por que, além disto, têm que ser espezinhadas, violentadas e de toda sorte humilhadas? Não vejo uma explicação lógica, não percebo em qual das ciências conseguiríamos responder a tais questões. A História tenta explicar, mas nem a História e nem outra área qualquer é capaz de justificar a situação da mulher em todos os tempos.

Estudos não faltam sobre as conquistas e avanços conseguidos com muita luta pelas mulheres através desses séculos de civilização. Acontece que a civilização também é uma ideia um pouco mirabolante.

Há avanços, sim, mas há também a manutenção de tradições, conceitos, preconceitos e atos de violência e brutalidade. Essas mazelas da humanidade não são apenas praticadas contra as mulheres, mas contra qualquer ser humano de qualquer idade, procedência, etc. Por um lado, temos avanços nas ciências e, por outro, enfrentamos situações dignas da Idade da Pedra Lascada.

É necessário que cada mulher reflita sobre o que realmente é conquista e avanço. Infelizmente algumas vezes as interpretações se confundem e somos levadas a acreditar em ideias não muito bem analisadas. De forma alguma estou propondo e nem querendo um retorno ao passado em que a mulher não podia conversar, frequentar a sala de sua casa onde o marido se reunia com amigos, não tinha acesso a diversas atividades e nem tinha direito ao voto. Nem voz e nem vez. Deus nos livre disto. Tento organizar uma linha de pensamento em que se perceba a mulher desfrutando de suas conquistas e tendo de volta satisfação, sucesso profissional e pessoal, viva em paz, saudável, livre e psicologicamente equilibrada.

Equilíbrio psicológico tem importância ímpar e dele só desfrutamos dentro de um contexto harmonioso baseado no diálogo, na inteligência e na paz interior. Não podemos ter coisa alguma sem a compreensão masculina, desde o pai até o amigo.

Felizmente tenho notado algumas manifestações de homens sensatos que avistam na mulher um ser maravilhoso e a respeitam, amam e admiram. Aqui mesmo, neste site, fico encantada lendo textos de autores que prestigiam elegantemente a mulher, demonstrando um cavalheirismo que chega a impressionar. Aproveito este momento para abraçar, beijar e desejar tudo de bom a esses homens. Realmente espero crer firmemente que os textos correspondam à verdade de seus relacionamentos com o sexo oposto.

Também quero respeitosamente abraçar e beijar cada um dos homens que comentou textos meus que tratam de erotismo. Esses representam elegantemente a ala masculina e faço questão de declinar-lhes os nomes: MARCOS OLIVEIRA, ALCIR ANDRADE, JUAN GOMES, NILS ZEN, ANDRIZ PETSON, DAUMON, CHRISTIANO NUNES.

E, por falar em elegância, recordo-me agora de uma oportunidade em que perdi a paciência com um gerente de banco. Sentado ao meu lado, um senhor na faixa etária dos 70, puxou conversa comigo e me pediu autorização para me oferecer uma orientação. Aceitei, enfim era um cliente como eu. Esse senhor, sentado placidamente, pernas cruzadas, falando na maior calma desse mundo, com uma fisionomia que passava uma imensa paz, assim dirigiu-se a mim: “Vou dizer algo a você e, por favor, jamais se esqueça disto. Queira perder tudo em sua vida, imóveis, dinheiro, partes do seu corpo, mas jamais perca a elegância”.

Isto aconteceu há uns dez anos e ainda não esqueci. E deixo pra vocês as palavras daquele senhor. Quando o gerente retornou, fui mais que elegante. Elegância pra todas as mulheres, em todos os sentidos.