O mundo é dos incompetentes... [AlexMarq]

Eu, como qualquer outro, fui educado pelos meus pais a não mentir, não prejudicar os outros, cumprir meus compromissos e assumir minhas responsabilidades... Talvez tenha sido até uma educação rude demais, pois com poucos anos eu já tinha várias OBRIGAÇÕES a cumprir e todas eram minuciosamente analisadas e, quase sempre, eu era duramente criticado... VAGABUNDO? Conheço esse adjetivo há muito tempo... escuto isso vindo de minha família desde criança.. e vez ou outra ainda tenho de tolerar algumas insinuações a esse respeito... Mesmo após 20 anos de trabalho, já tendo tido 3 negócios diferentes, quebrado 4 vezes e ter trabalhado em lugares bem diversos e com uma grande experiência em especial com 'atendimento'... Ou seja, lidar com seres de pouca educação e raciocínio restrito.

Nunca na vida, eu conheci, qualquer pessoa que seja, que visse um problema e dissesse: "Bem, deixe que isso EU resolvo..." - Sem que estivesse mentindo descaradamente apenas para "tranqüilizar o cliente." Ninguém é responsável por nada nesse mundo, e os que se acham responsáveis de algo, apenas endossam o trabalho de seus comandados que são duramente cobrados e normalmente mal pagos para isso.

Você já deve, algum dia, ter ligado para uma grande empresa, com um problema incomum. E depois de contar a mesma história por umas 5 vezes e ter sido transferido para 8 ramais diferentes sempre escutando: - Só mais um instante, por favor. Sua ligação é muito importante para nós! - Você chega ao limite de sua paciência e passa a ter um ar autoritário do tipo: - Me chame o supervisor, gerente, diretor, presidente... ou qualquer FDP com um mínimo de competência para me ajudar por favor! - Educadamente você escuta: Só mais um instante que vou localizar um supervisor que possa atendê-lo. - Após isso você passa a ouvir aquela musiquinha de velório achando que teu crédito de cliente fiel que paga tudo em dia está sendo finalmente reconhecido conforme o código de defesa do consumidor e as determinações da anatel. Vai sonhando...

Enquanto você espera, o operador te largou na musiquinha, foi fazer um xixi, tomar um café e desceu para fumar um cigarro onde ele encontrou um outro colega e comentou: - Porra, só desci um pouco pra relaxar, acabei de deixar um corno ouvindo musiquinha, ninguém merece trabalhar 6 dias por semana, ganhar pouco e ainda tolerar gente mal-educada... afinal eu não ganho adicional para escutar merda. - Na volta ele fala com 23 supervisores diferentes, que simplesmente dizem a ele: - Se vire, esse é o TEU trabalho. - Até que, após muita insistência, ele encontra um com um mínimo de boa vontade que te atende, após 57 minutos de espera, e diz: - O Sr pode ficar tranqüilo porque AMANHÃ isso será resolvido. - E continue esperando....

Uma coisa que aprendi trabalhando em lugares bem diversos: Quanto maior a companhia, pior é a organização. Quanto mais gente existir para repassar a encrenca, menos pessoas assumirão responsabilidades. Quanto mais 'status' uma empresa tiver, pior ela será com quem a mantém... Ou seja, o pequeno cliente, que é a maioria, que consome de pouco em pouco mas consome sempre. Em uma pequena venda de bairro, se você reclamar, você irá reclamar diretamente ao dono ou a alguém diretamente ligado a ele, a coisa flui de modo mais dinâmico. Não é como 'formalizar' uma reclamação numa grande rede e receber de resposta um monte de bla-bla-bla sobre investimento no 'treinamento' de seu pessoal afim de melhorar a 'qualidade do serviço', enquanto continuam contratando gente desqualificada o suficiente para trabalhar demais em troca de pouco. Foda-se a qualidade. O que importa mais é o TMO, a produtividade, a curva ascendente, a meta da matriz. São raros os comércios onde se tem algum tipo de "bom atendimento", normalmente estes custam "muito caro"... Apenas reservados à classe VIP.

Enfim... dançamos conforme a música... Assumir responsabilidade para que? Ninguém assume, então é sempre mais fácil chutar a bola a diante para não ter de engolir um abacaxi sozinho. Os vitoriosos acabam sendo os omissos e negligentes, que simplesmente tomam os créditos devidos e delegam os problemas. Problemas afinal, todos temos... Cada um que resolva o seu... E não espere nenhuma ajuda sobre isso...