18 de abril. Homenagem a Monteiro Lobato.

O escritor e tradutor José Bento Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté-SP ficou conhecido pelo grande número de obras literárias, a maioria voltada para o público infantil. Monteiro Lobato, falecido aos 66 anos, destacou-se também por suas idéias empreendedoras, pois acreditava obter recursos através do petróleo, iniciando a perfuração do solo, sem que pudesse concluir o seu projeto, devido a enormes dificuldades de características políticas e sociais. A data de 18 de abril consta do calendário oficial como sendo ainda o Dia Nacional do Livro Infantil.

Escrever a respeito de Monteiro Lobato é para mim um grande júbilo, uma vez que, desde criança, já o admirava, orgulhando-me de fazer parte desta conhecida família. O meu avô, Manoel Tolentino da Silva Lobato foi jornalista, escritor e poeta em Recife, Pernambuco e, diferentemente de Monteiro Lobato, não chegou a ser conhecido nacionalmente, apesar de ter deixado, como herança cultural, considerável acervo literário.

Tendo em vista o merecido apreço atribuído a Monteiro Lobato, resolvi homenageá-lo, designando o seu nome para ser o meu patrono na ALJODE – Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada, em Paty do Alferes, da qual sou um dos membros titulares e fundadores, sendo detentor da cadeira nº 12.

Igualmente a inúmeros jornalistas, poetas e escritores de sobrenome LOBATO, espalhados pelo Brasil afora, venho procurando dignificar a minha origem, através de um trabalho sério de redações jornalística e literária na região sul fluminense do Estado do Rio de Janeiro ao qual, somado ao empreendido durante 35 anos em empresa estatal, concede-me condição primordial, levando-se em conta o gratificante reconhecimento dos inúmeros leitores, aos quais estou agradecendo, nesta oportunidade.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 21/04/2010
Código do texto: T2210486
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.