AO JOGADOR GILBERTO SILVA

De repente o silêncio vira tristeza. Se a Copa é importante para os brasileiros, é muito mais para a cidade que tem um de seus filhos disputando os jogos. Gilberto Silva é o nosso jogador. Sendo de Lagoa da Prata, alçou voos desde cedo para vencer no futebol. E venceu, passando por grandes times, chegando à Seleção Brasileira.

Brasil fora da copa. O resultado contra a Holanda depõe o sonho de milhões de brasileiros. Vejo Gilberto na tela da tv e sinto a frustração em seu rosto. Certamente ele pensa também aqui na sua terrinha, nos pais, na família, nos amigos, em todos nós que fazíamos por aqui uma torcida apaixonada.

Lembro da última vitória do Brasil na Copa. O título de Penta bravamente conquistado. A cidade inteira se organizando para receber o ídolo querido. Compus para ele uma música linda. Um coral de crianças gravou. Ele, na sua costumeira humildade foi se encontrar conosco. Ouviu a apresentação. Emocionou-se “Nossa, meu coração parece que vai arrebentar” foi o que disse com lágrimas nos olhos. Tirou fotos e dividiu conosco um delicioso cafezinho lagopratense.

Desta vez, o receberemos sim, com o orgulho que lhe temos. Mas ele não chegará com a mesma alegria. Em seu coração falta o gostinho da vitória. Para um jogador da Seleção é sempre maior o sentimento da derrota. Fica a sensação de não ter feito o que deveria. Não é fácil lidar com a insatisfação de milhões de pessoas que depositam fé e confiança na chuteira de quem vai pra trazer um hexa... E traz a desolação.

De qualquer forma, Gilberto Silva será sempre pra nós o nosso campeão lagopratense. Vem à lembrança o menino pobre, sentado à beira de um campinho de futebol, a quem meu irmão pagou um picolé, por não ter condição de comprá-lo. Fica a imagem do atleta que cresceu, investiu no sonho, foi à luta e chegou à Seleção! Virou um grande ídolo, mas jamais abriu mão de sua simplicidade e caráter. É um vencedor para nós seus conterrâneos e como tal iremos recebê-lo quando por aqui chegar. E que venha 2014!

NÃO É SÓ NA VITÓRIA QUE AMAMOS NOSSOS ÍDOLOS!