AOS AMIGOS DO RECANTO DAS LETRAS

Acredito que, em dois poemas, pelo menos, eu me referi à figura metafórica do pelicano, de Alfred de Musset. Conheci o poema de Musset quando estudava o Curso Clássico de Humanidades, no Colégio Atheneu.

Aquela leitura feita pela professora Glorita Portugal me marcou para sempre. Os versos de Musset até hoje ressoam em minha mente.

A professora, uma senhora elegante e muito vaidosa, profunda conhecedora do idioma francês, uma romântica, na melhor acepção da palavra. Quando lia parecia perdidamente apaixonada pelos encantos da poesia francesa e nos guiava pelos caminhos de sua paixão avassaladora e, ao mesmo tempo, suavíssima. Foi assim que nos levou ao mar e nos fez sofrer e sangrar junto com o pelicano poético. Um mar totalmente vermelho corria em nossos sonhos de incautos estudantes do primeiro ano, perdidos na riqueza da poesia da terra das luzes e do charme.

Aquele pelicano estertorando ao sol, com a asa e o peito feridos, servia perfeitamente aos nossos ideais de romantismo exacerbado, de doação completa e irrestrita ao amor, Às loucas paixões.

A figura estilístico-poética do pelicano tem mais a ver com o amor maternal, uma forma de amor acima de qualquer outra, sublime, divina. Mas nós nos incumbimos de transferir esse amor para outras ocasiões e circunstâncias da vida. E logo queremos morrer ensanguentados como a ave poética.

Sim, por aí mesmo. Hoje, dia 28 de julho de meu aniversário, quero ser o pelicano de Musset e ficar estendida e ferida ao sol de um penedo para demonstrar, o que ainda é pouco, o meu amor pela literatura, pela poesia, por este convívio entre vocês, meus amigos, escritores do Recanto das Letras. Para demonstrar a minha emoção pelas manifestações aqui expostas sempre e, especialmente, nesta data.

Receba cada um de meus amigos as minhas asas feridas de amor, o meu coração exposto, o meu sangue em versos.

Amo cada um de vocês.

*** A ALEGRIA DE DILCETOLEDO ME FESTEJA.

BJS, MINHA AMIGA POETA, ÍCONE DA POESIA ROMÂNTICA.

ABRAÇOS E BEIJOS

Feliz aniversário neste belo dia

Os anjos tocam as trombetas nesta festa

Os poetas reunidos ditam versos da poesia

Músicas, cânticos e belas serestas

Festejam com você esta data querida

Saúde, amor, muitas felicidades

Que Deus te proteja na estrada da vida

Ilumine o teu caminho com a luz da prosperidade.

***

QUANTA DELICADEZA E BELEZA LITERÁRIA NA HOMENAGEM DE Euripedes Barbosa Ribeiro:

Esse pelicano ferido

Atingido que foi pela clava da poesia

Ao leve toque de uma brisa

Ensaia voar

Talvez as suas asas não suportem o peso de tantos versos

Mas insiste em voar

O céu das palavras é e sempre será

O seu lugar! *