O GAÚCHO _ HOMENAGEM AO 20 DE SETEMBRO

O termo gaúcho, hoje, designa todo o povo do Rio Grande do Sul, mas nem sempre foi assim. Até a metade do do século XIX, a palavra gaúcho tinha sentido pejorativo e designava os ladrões de gado e aventureiros dos campos. Resultado da miscigenação índio, espanhol e português, vivia como nômade nos campos, sem patrão e sem lei. Mais tarde, passou a ser peão nas estâncias. Sua habilidade campeira e a contribuição na defesa das fronteiras do Brasil na Região Platina, acabaram com a conotação pejorativa. Após a Revolução Farroupilha, o gaúcho passou a ser considerado sinônimo de homem digno, bravo, destemido e patriota. Definido como um indivíduo altivo, irreverente e guerreiro, o povo gaúcho valoriza muito sua história, seu apego à terra e seu amor à liberdade.

O Estado Sulino foi o último a ser colonizado, devido ao desinteresse dos portugueses, que nele viam uma região inóspita, castigada pelo minuano e, aparentemente, sem nenhuma riqueza aproveitável. A manutenção das fronteiras, com o avanço espanhol, é que obrigou os portugueses a voltarem os olhos para a Província do Rio Grande.

Iniciou-se, então, a vinda dos casais açorianos, que tornaram-se estâncieiros, mesclando-se com os castelhanos andarilhos que sabiam lidar com o gado. Em 1824 chegaram ao Brasil os alemães e em 1870 os italianos. Da mescla de etnias, resultou "o gaúcho da campanha".

Símbolo dos pampas, o gaúcho passou a ser visto como um homem valente, indomável, solitário, defensor da justiça e da liberdade.

No folclore do Rio Grande, não se concebe um gaúcho sem seu cavalo, a galope, ao sabor do vento minuano e, ao seu lado, uma linda prenda. O Rio Grande do Sul, com suas lindas paisagens, tem sua marca registrada num povo que cultiva a hospitalidade com educação, com o sabor amargo do chimarrão, com a riqueza da música tradicionalista e a beleza de suas mulheres.

Em 1966, através de Lei, o dia 20 de setembro foi oficializado o "Dia do Gaúcho", em homenagem aos heróis da Revolução Farroupilha.

"SOU FELIZ POR TER NASCIDO AQUI NO SUL

E FAZER PARTE DESTE QUERIDO RIO GRANDE"

(Casereando - Grupo Os Serranos)

*******************

"Assim como os portugueses, os gaúchos colonizaram o Brasil. O povo gaúcho tem tradição e história. Os gaúchos são guerreiros, formaram a sua própria República! Encabeçaram uma revolução que acabou com a Republica Velha do café com leite e introduziu o Estado Novo. A maior parte dos presidentes brasileiros pós República Velha foram gaúchos. O povo gaúcho é o mais politizado (nunca reelege governador) e o seu Estado o de melhor qualidade de vida, além do atual melhor jogador do mundo ser Gaúcho. Em todos estados brasileiros há gaúchos bem sucedidos".

(ARNALDO JABOR)

(2008)

Giustina
Enviado por Giustina em 20/09/2010
Código do texto: T2508594
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.