Posse do Conselho Diretor da A.P.L.

Posse do Conselho Diretor da ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS

15 setembro 2010.

Ao cair da tarde esta solenidade digna de nota, a Posse do Conselho Diretor da A. P.L. na cidade de João Pessoa. Foi empossado e reconduzido a segunda gestão do escritor, acadêmico Juarez Farias, seu vice jornalista acadêmico Gonzaga Rodrigues. O Novo e anterior presidente Juarez Farias fez a leitura do relatório do biênio 2008/2010, destacando que o grupo de acadêmicos e a presidência trabalhou sem dissenções durante a referida gestão.

A Academia completou 69 anos de existência, o acadêmico professor Evaldo Gonçalves de Queiroz pronunciou ótimo discurso, no qual fez um balanço desde a sua fundação em 1941 aos dias atuais, da trajetória da Academia durante a voragem esmagadora do tempo. Ressaltou valores da memória e vocação! Sugeriu também atos de ordem prática tais quais a ampliação física do atual prédio e atualização dos sucessores e ocupantes das cadeiras.

O acadêmico e presidente da academia de filosofia da Paraíba, professor José Jackson de Carvalho fez a leitura de posse do Conselho Diretor.

Evento bastante prestigiado pelos intelectuais paraibanos, presenças de: Gonzaga Rodrigues, eleito vice-presidente da A.P.L.; acadêmicos Joacil de Britto Pereira que dirigiu a solenidade; professor José Loureiro Lopes, presidente do Unipê; Hildeberto Barbosa Filho, Ângela Bezerra de Castro; Willis Leal; Itappuan Botto Targino; Desembargador, presidente do tribunal de justiça Marcos Cavalcante de Albuquerque; Juiz federal Alexandre de Luna Freire; acadêmico Sales Gaudêncio representando o governo do Estado; acadêmico Joaquim Osterne Carneiro presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano; acadêmico Ricardo Bezerra presidente da UBE, secção da Paraíba; acadêmica Balila Palmeira presidente da Academia Feminina de Letras da Paraíba; Escritor e genealogista Adauto Ramos, presidente do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica; acadêmicas da Alane, Academia Paraibana de Poesia e Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, poetas Victória Chianca, Socorro Cardoso Xavier, Poeta Luiz Fernandes da Silva, editor do Correio de Poesia; escritora Maria José Lopes secretária da UBE; Tânia, secretária da Fundação Joacil de Britto Pereira; enfim muitos escritores e poetas, convidados especiais e pessoas da sociedade pessoense. Não foi possível nomeá-los todos. No final como sempre é tradição na A.P.L. um delicioso Coquetel.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 25/09/2010
Código do texto: T2519564