ARCANJOS E ANJOS


Hoje a igreja católica celebra o dia dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Os arcanjos estão associados a todos os mistérios da vida de Jesus.

É Gabriel que anuncia a Maria e preside todas as outras anunciações, como por exemplo a Zacarias, a São José, aos pastores de Belém, sem falar nas passagens bíblicas do Antigo Testamento.O nome gabriel significa minha força é Deus.

Rafael dirige as operações divinas, os milagres,as curas. Ele é o consolador, o sustentáculo:Lembremos que foram seus anjos que serviram a Jesus no deserto da tentação, como serviram a muitos homens de Deus conforme vemos em passagens das Eccrituras Sagradas, e consolaram Jesus na agonia. Ele é considerado o anjo da caminhada por ter conduzido Tobias na viagem onde encontra Sara, sua esposa; a medicina divina, o anjo da cura por conta da cura de Tobit, pai de Tobias e da libertação demoníaca de Sara que era muito infeliz em seus sucessivos casamentos. E até hoje ele e seus anjos nos servem muitas vezes disfarçados em pessoas bondosas, santas no nosso dia-a-dia.

Miguel é o guerreiro que defende as milícias celestes dos anjos decaídos, anjos maus, demônios.Foi ele que expulsou Lucífer acompanhado de um terço dos anjos criados por Deus quando da rebelião dos meus.Miguel é aquele que suas legiões estão na linha de fundo da Paixão. Rodeiam-no tanto em sua sessão gloriosa como em suas diversas missões. Miguel é o arcanjo do combate que acontece nos ares contra os anjos do mal, os demônios, que querem nos destruir. Ele preside os anjos do Senhor que hoje combatem para que eu e você nos salvemos, não nos percamos. Miguel é o grande defensor contra os agressores.

Cada um de nós tem o nosso anjo da guarda que está a nos proteger e orientar em todas as ocasiões, desde que assim permitamos.Toda criança deve desde cedo entender isto e aprender a dialogar com ele em oração espontânea ou com a fórmula :Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda , me governa , me ilumina, Amém.E nós adultos devemos continuar com esta devoção para garantir a nossa proteção.

Procuremos imitar estas criaturas e sejamos anjos nas vidas das pessoas da nossa casa, da nossa vizinhança, do nosso bairro, do nosso trabalho, da nossa roda social, de todos os ambientes por onde passarmos.

Louvemos e agradeçamos a Deus pela vidas de todas as pessoas que foram e são anjos nas nossas vidas.
Que Deus as abençoem para cointinuarem sendo luzes no mundo.