Memorial Frei Damião: Turismo religioso em Guarabira - Brejo Paraibano

Um dos pontos turístico-religioso mais importante da Paraíba é o Memorial Frei Damião, localizado na Serra da Jurema em Guarabira-PB. A estátua com cerca de 35 m de altura está entre as principais do país. O local reúne milhares de romeiros e turistas de toda Região Nordeste nos fins de semana.

O Memorial Frei Damião dispõe de sala de ex-votos, amplo estacionamento, lanchonete e loja de artigos religiosos e um moderno museu que conta a história do "Santo do Nordeste".

Três quilômetros separam o Memorial do centro da cidade. Nesse percurso estão dispostas as 15 estações da Via-Sacra, em tamanho natural. No alto da Serra da Jurema pode-se ter uma visão panorâmica da cidade.

A cidade de Guarabira, situada no Agreste paraibano dispõe de ótimas acomodações para os visitantes. É um município privilegiado geograficamente por estar não muito distante de grandes centros como João Pessoa (98 km), Campina Grande (102 km), Natal (180 km) e Recife (216 km).

Segundo a ex-prefeita de Guarabira, Léa Toscano (o Memorial foi construído na sua gestão), "A Prefeitura de Guarabira, ao construir o Memorial Frei Damião, traduziu o sentimento de reverência do nosso povo, àquele que, durante mais de 60 anos, caminhou pela região, pregando o Santo Evangelho, como verdadeiro missionário de Deus", explica.

CARACTERÍSTICAS DA ESTÁTUA - A estátua tem 22 metros de altura. Pedestal de 12 metros de altura. Cabeça: 3m de largura por 4m de altura. Olho: 48x28cm. Da ponta do nariz para cada olho: 90cm de distância. Boca: 84cm de horizontalidade e 30cm de abertura. De cada olho para cada orelha: 1,35m de altura por 63cm de largura. Testa; 84cm de altura. Do queixo para o nariz: 1,15cm de distância. Terço do cordão de São Francisco: 9,80m. Construção: 436 metros cúbicos de concreto. Peso da estátua: 750 toneladas. Altitude: 347 metros.

Quando vier à Paraíba, visite o Memorial Frei Damião em Guarabira. Na região polarizada por Guarabira existe outros pontos turísticos importantes, a exemplo do Santuário de Padre Ibiapina (Solânea/Arara-PB) e cidades históricas como Areia e Bananeiras. Vale a pena conferir as terras paraibanas.

André Filho Guarabira
Enviado por André Filho Guarabira em 03/11/2006
Reeditado em 12/10/2023
Código do texto: T281024
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.