HOMENAGEM AO MEU PAI

CARTA ABERTA AO MEU PAI

Meu Pai,

Quanta falta o senhor me faz desde que partiu há já quarenta e um anos. Desde o mês de dezembro de 1969 e até hoje tenho sentido muito a falta dos seus conselhos e do seu carinho. Desde que eu nasci em 1944 e até ao momento da sua partida sempre cumpriu para comigo o seu papel de pai. Não lhe foi fácil, eu reconheço, pois criar filhos sem a ajuda da mãe deles foi uma tarefa árdua. Sendo viúvo cuidou de mim e de meus irmãos tendo a responsabilidade de pai e de mãe. Os seus conselhos e sua maneira de nos educar foram imprescindíveis para que nós nos tornássemos adultos responsáveis que em nenhum momento te envergonharam. Papai, hoje as coisas já não são como no seu tempo. Muitos pais não cumprem a responsabilidade de marido e pai. Tratam mal suas mulheres e seus filhos chegando até ao assassinato. Ser pai é ser bom supervisor, prestativo, conselheiro, disciplinador. Claro que por vezes tem de ser severo e firme, mas nunca violento. E durante toda a sua vida o senhor foi uma benção para seus filhos. Se estivesse ainda no nosso meio o senhor teria 107 anos. Fico pensando como se sentiria tendo ao seu redor 11 netos e 10 bisnetos. Sei que o pai seria uma alegria para todos eles. E eles também alegrariam o seu velho coração. Eu lhe falo tudo isso porque como pai e como avô que sou eu fico feliz quando sou abraçado e beijado por filhos e netos. E fico mais feliz ainda quando sei que eles andam por bons caminhos. Por isso meu pai, eu sempre digo a todos os filhos: A melhor maneira de os filhos festejarem o seu pai ou sua mãe é fazer como diz o provérbio bíblico: Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe. (Prov. 6:20)

Papai é com muita saudade que te digo muito obrigado por tudo o que o senhor fez por mim enquanto viveu. Tal agradecimento pode ser visto no modo como eu trato meus filhos e netos. Eu sei que isso alegraria o seu coração se o senhor estivesse entre nós.

Assinado:

Um filho

Abaixo vai um poema que eu escrevi para todos os pais.

UM PAI TAMBÉM AMA

Muito já se cantou

Sobre a mãe e o amor

Que para filhos, dela sai.

Parece que já se olvidou

Na vida, o carinho e ardor,

Do sublime amor de pai.

Cada amor no seu lugar

Cada amor tão diferente

Dos dois, filhos carecem.

O carinho e nosso amar,

Durante a vida da gente

Pais também merecem.

"Pai a falta sentindo vou,

Faz trinta anos que partiu

Na fria sepultura desceu.

Em vida por mim lutou

Sua força nunca sumiu

E imenso amor me deu.

Não senti o seu carinho

Á sua maneira me amava.

Deu conselho e disciplina,

Endireitou o meu caminho

Quando dele me desviava

Nos devaneios de menina.

Sua severidade era amor

Protegia-me do perigo

Em que qualquer uma cai.

Hoje a isso dou o valor,

Foi o meu grande amigo

Meu querido e amado pai”.

Faça como esta mulher

O seu pai não esqueceu

Nesta vida que se esvai,

O amor que ele lhe deu.

Você deverá agradecer

Enquanto viva seu pai.

Nota:

O domingo 14 de Agosto é festejado no Brasil como o dia dos pais. Em outros países a data é diferente. Festejar um dia de qualquer coisa tornou-se um hábito nos últimos anos. Há já um dia para quase tudo. Qualquer dia até vai haver o dia do 'Mensalão' e o dia da 'Corrupção'. Entretanto o dia das mães e o dia dos pais são os mais importantes, pelo menos para as campanhas comerciais. Eu acho que uma boa mãe ou um bom pai merece ser festejado cada dia do ano. Eu fui filho, agora sou pai e avô. Como filho eu posso dizer ao meu pai: Quanta falta você me faz desde que partiu. Como pai e avô eu fico feliz quando sou abraçado e beijado por filhos e netos.

E fico mais feliz ainda quando sei que eles andam por bons caminhos.