Lourdes Nunes Ramalho: uma obra meritória!

Justa homenagem à teatróloga Lourdes Nunes Ramalho!

por: m.s. cardoso xavier

A Universidade Estadual da Paraíba prestou uma bonita homenagem `singular teatróloga, poeta e pesquisadora Lourdes Nunes Ramalho. O teatro municipal “Severino Cabral” ficou repleto de pessoas representativas do mundo artístico cultural campinense e paraibano! Programação sob o título Jornada de Estudo Internacional- Poéticas da Oralidade, Lourdes Ramalho e o teatro popular! Preencheu com conteúdo e alegria , manhã, tarde e noite do dia 19-8-2011. As obras da teatróloga foram levadas ao vídeo e ao palco com artistas da terra e suas obras dissecadas por professores universitários da Universidade Estadual e Universidade Federal de Campina Grande, que se voltam para estas pesquisas e estudos acadêmicos! Descoberta, análise preservação de obras de autores paraibanos. Este projeto partiu da pesquisadora, doutora pela Franca, a campinense Joseilda Diniz que estava acompanhada do marido, o francês Roger! Joseilda é professora visitante da Universidade Estadual com foco nos estudos da literatura popular; desenvolve naquela universidade um trabalho de preservação e estudos do acervo de literatura popular do professor e pesquisador in memorian, Átila Almeida! Presença nestes trabalhos e ao evento, a pesquisadora belga Ria Lamaire, do Centro de Estudos Raymond Cantel de Poitiers da França!

Este valoroso evento contou com total apoio e patrocínio da UEPB, na pessoa de sua competente e sensível reitora Marlene Alves, o tempo todo presente aos trabalhos do evento!

De Anápolis, Goiás veio por laços de parentesco, amizade e intelectuais com a homenageada, o grande poeta, cordelista e escritor Paulo Nunes Batista e sua neta Ana Paula!

Sempre com coração generoso e mãos cheias de bons livros de sua autoria para doar aos presentes! Homenageou sua prima com um bonito cordel de sua autoria!

O poeta repentista Oliveira de Panelas abrilhantou o evento realizando o cerimonial em versos, arrancando aplausos calorosos da platéia, como sempre, onde quer que leve o seu efervescente canto!

Acadêmico Ailton Elisiário presidente da Academia de Letras de Campina Grande prestou sua homenagem escrita!

Presentes as primas da homenageada as educadoras, professoras Alzinete Pimentel (irmão do saudoso folclorista Altimar Pimentel) e Graça Figueiredo. Presente o primo Dr. Rui Elóy. Presentes com alegria os filhos, noras, netos e bisnetos da homenageada. Dentre eles destaca-se a presença dos seus filhos ilustres, o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior e o psiquiatra George Ramalho!

Festa bonita e alegre, razão e emoção, passado e presente, o encanto do reencontro de tantas amigas e amigos no teatro municipal! A professora e estudiosa das artes cênicas, aqui representando o prefeito municipal Veneziano Vital do Rego, Eneida Agra Maracajá,que também vem realizando todos os anos o Festival de Inverno com grande êxito! Presença do professor da UFPB, pesquisador, doutor Josemir Camilo de Melo, meu grande amigo e ex colega de magistério! O show de representação teatral de Alana Fernandes, Juscelino e tantos outros talentos campinenses. Cordelista poeta Manoel Monteiro; poeta e cordelista Maria das Graças Cavalcante Freitas; jornalista e professora do departamento de comunicação da UEPB, jadete Soares; a talentosa Fidélia Cassandra , me ofereceu seu livro recém lançado, “Plumagem”! Voltei de mãos cheias e coração alegre, recebi de presente vários livros de amigos poetas presentes ao evento!

Enfim um dia memorável, uma noite cujo coquetel com frutas da estação adocicava, a mesa bem decorada e os elos se renovavam naquela bonita confraternização!

Parabéns a todos os organizadores do Evento, recepcionistas uniformizadas e descontraídas pela simpatia e acolhimento aos participantes!

À Lourdes Nunes Ramalho todo nosso louvor, merecido pela sua indelével obra que dignifica a cultura nordestina e brasileira aqui e alhures, pois suas peças teatrais em versos já ganharam outros mundos!

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 20/08/2011
Código do texto: T3171837