ESPÍRITO FELIZ, CORPO SAUDÁVEL

Não existe distinção entre bênçãos espirituais e materiais, pois as bênçãos materiais resultam das espirituais, sendo que o indivíduo com espírito debilitado não alcança bênçãos materiais, pois estas resultam do espírito positivo. O espírito é o meio pelo qual se recebe as bênção e todas resultam em benefícios materiais. O bom estado de espírito em si só é uma bênção.

Espírito é o que realmente somos, embora que tenhamos o corpo físico, que nutre o espírito (faz que ele exista), mas sem o espírito (quando mortos) não temos consciência da existência, que é ser. Portanto, embora que o espírito não nutra nem forme o corpo, mas o comande e impulsione, se existimos é porque temos espírito e só existimos enquanto o temos.

Mesmo que se ganhe uma panela de ouro sem ter-se qualquer mérito, ela somente se faz bênção se o espírito alegra-se. Ele é que lhe confere o valor e se não conferir, mesmo que sendo ouro puro, para ele o presente não tem valor e não lhe pode beneficiar o ser, muito menos o corpo material.

Logo, equivoca é a indagação de se as bênção de Deus são espirituais ou materiais, pois se dissocia-se o espiritual do material e vice e versa as bênção espirituais tornam-se sem efeito sobre o corpo material. Todavia, não é assim, porque se o espírito sofre ou se alegra, decai ou se eleva, (em nível de saúde e disposição) o corpo é prejudicado ou beneficiado e toda sensação física (boa ou ruim) ocasionada pelo espírito é bênção ou maldição, que melhora ou debilita o corpo. Todas as sensações físicas são ocasionadas ou percebidas pelo espírito. O corpo em si só não tem poder para perceber, apenas funciona melhor ou pior conforme os estímulos que recebe do espírito. O corpo serve de conduto das sensações ao cérebro, que, tendo processado uma a uma, comanda bem ou mal o funcionamento do corpo, resultado em saúde ou doença, disposição ou fraqueza.

Portanto, se ao imaginar-se que o indivíduo não recebeu bênçãos materiais diz-se que as bênção de Deus são apenas espirituais, desculpando a aparente ausência de bênção material, diz-se isto maldosamente, fazendo-se de Deus um tirano sarcástico, que ilude Seus seguidores com falsas bênçãos que não lhes concedem benefício algum. Não existe bênção espiritual que não resulte em bênção material, haja vista que o aprimoramento espiritual que Deus executa nos indivíduos que se submetem ao Seu comando (à Sua Lei) visa e resulta, invariavelmente, no bem do conjunto corpo e espírito, pois não somos um sem o outro. Todavia, é preciso dissociar bênção materiais de dinheiro, carro, casa, vestimentas, consumo, etc.. Tudo isto são bênção materiais, que beneficiam de certa forma o espírito, mas alimento também é material, bem-estar é, saúde, ausência de dor, etc., tudo são bênçãos materiais e o espírito é que percebe e sente cada uma delas.

Estando mal espiritualmente, o corpo material padece e se o material padece, mais o espiritual sofre. Entretanto, o corpo material jamais padece por si, pois as atitudes dos indivíduos (que são do espírito) é que levam o corpo a sofrer. Um espírito ignorante, débil em propósitos, que agride seu corpo material (o que se faz com atitudes decorrentes de hábitos desconectados da vontade de Deus, Sua Lei), destruindo o templo do Espírito Santo, causa padecer a este corpo. Já o corpo não tem como decidir prejudicar-se, pois mesmo os impulsos carnais são comandados pelo consciente e inconsciente, que são espírito.

O simples estar bem espiritualmente produz bênçãos materiais, pois o indivíduo passa a ver o material de forma positiva, pelo que o ser torna-se grato a Deus mesmo sem dinheiro e bens materiais, mas sente-se satisfeito sem tê-los e valoriza o pouco que tem, o que o ajuda a alcançar mais, pois experiências frustrantes produzem desânimo, enquanto que as bem-sucedidas impulsionam a inteligência e o trabalho.

Um espírito feliz é um espírito satisfeito, que torna-se grato, com bens materiais ou sem eles, mas satisfeito também materialmente.

Parecendo, porém, contradizer o que foi dito, mas por tudo que se disse, conclui-se que as bênçãos de Deus são mesmo somente espirituais, pois, com foi dito também, toda sensação sentida no corpo é percebida pelo espírito e somente ele se regozija, sendo que o corpo não possui consciência. Por isto é possível sentir-se abençoado materialmente mesmo sem bens materiais, porque o espírito positivo não leva em conta o ter ou não ter, mas se alegra de qualquer maneira, gerando em si a força, pelo otimismo concedido por Deus, para acreditar e lutar, contando sempre com a força do Criador.

Wilson Amaral

Wilson do Amaral Escritor
Enviado por Wilson do Amaral Escritor em 21/12/2006
Código do texto: T324760