Dia Nacional da Cultura e o aniversário de nascimento de Rui Barbosa. (Republicação)

Em 5 de novembro de 2011 comemora-se o Dia Nacional da Cultura, em virtude de ser também a data do aniversário de nascimento de Rui Barbosa, extraordinário escritor, jornalista e jurisconsulto.

Por essa razão, nada mais justo que se escrever fatos que marcaram e evidenciaram, junto à opinião pública, a imagem desse digno patriota, considerado por muitos como gênio polivalente e poeta extraordinário.

Rui Barbosa nasceu em Salvador, Bahia, em 1849. Aos 10 anos declamou poemas de Camões, aos 12 falava fluentemente inglês e aos 14 ensaiava frases em alemão. Completou o curso jurídico no ano de 1870 em São Paulo, onde teve a oportunidade de conviver com alguns companheiros que viriam desempenhar papéis de relevo para o progresso do país, como Joaquim Nabuco e Castro Alves, quando revelou desde logo suas idéias abolicionistas. A imprensa foi a primeira atividade profissional, pois retornando a Bahia, ingressou no jornalismo, ao mesmo tempo em que começava na Tribuna Forense. Através do jornal, Rui Barbosa desenvolveu tenaz propaganda política, que o aproximou do grupo republicano. Proclamada a República ocupou a pasta da Fazenda do Governo Provisório.

Machado de Assis e Rui Barbosa viviam da palavra para a palavra e os dois, juntamente com Joaquim Nabuco, formavam a santíssima trindade, segundo a opinião de Graça Aranha.

Como Chefe da Delegação Brasileira a Conferência de Haia, em 1907, Rui de Oliveira Barbosa (nome completo) revelou-se uma das principais figuras da assembléia, elevando notavelmente o nome do Brasil, sendo recebido, ao regressar, com calorosas manifestações e o título de “Águia de Haia”. Exerceu a função de presidente da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 10. Seu falecimento, ocorrido a 1º de março de 1923, na cidade de Petrópolis, consternou todo Brasil.

Na minha visão, esse inesquecível gigante da literatura nacional foi ainda um dos maiores e legítimos representantes do Brasil nas relações diplomáticas exteriores, condição que o propiciou ser conhecido internacionalmente.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 08/10/2011
Reeditado em 08/10/2011
Código do texto: T3264705
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.