Dia do professor

Quinze de outubro é o dia do professor.

Do professor leigo, que estudou só um pouco e vai Brasil afora, por escolas anônimas e distantes, disseminando o que a vida e o livro lhe ensinaram.

Da professorinha, que povoa nosso imaginário de saudade do tempo em que nos descortinou um novo mundo de letras e números.

Do professor de diploma, de anel no dedo, saído da universidade para frente das turmas, onde anos a fio ensina e aprende...

Do professor que fala e fala e arranha a garganta, que lê, que pesquisa, que ensina, que sonha, que se orgulha do ofício que nem sempre orgulha quem dirige a educão...

Do professor que compreende, do professor que dialoga. Do professor que é capaz de ouvir problemas e minimizar angústias...

Do professor que não perdeu a paciência em um mundo impaciente.

Do professor que questiona, do professor que se emociona com os frutos de seu mister.

Do professor que prepara aulas, escreve no quadro e deixa quadros que não se apagam...

Do professor que se aposentou e voltou para o ofício por vocação ou necessidade de viver...

Do professor que , por amor à escola, é capaz de parar a própria escola.

Do professor a distância, fruto dos novos tempos, que prepara programas que repetem lições, para alunos que prefeririam um mestre de alma espontânea, que ele não pode ser.

Do professor ultraespecializado, que com notáveis pesquisas visa a libertar o país da histórica dependência científica.

Do aluno professor que, em um mundo de competições e narcisismo, é capaz de dividir com os colegas os tesouros do conhecimento que sua inteligência primeiro conquistou.

Do professor que somos todos nós, do professor que habita em cada ser humano capaz de transmitir fora das academias os segredos de algum saber.

Dia do professor... Dia de todos nós, de todos nós que, compartilhando conhecimentos e informações, procuramos fazer deste mundo uma aldeia mais solidária...