Homenagem ao Padre Pedro H.Urbaitis


        Pela nossa lembrança, é passada esta bela cena ao terminar a missa, quando o nosso querido Padre Pedro Urbaitis se juntou com alguns membros do nosso grupo para uma foto histórica no Movimento Esperantista Brasileiro, porque não dizer, também, Universal?
        Porque Padre Urbaitis era lituano, onde aprendeu também, o Esperanto e depois de uma série de peripécias e perseguições dos comunistas, tendo sido preso na China, de onde, felizmente, conseguiu escapar com ajuda de amigos. Depois de tantas vicissitudes, veio para o Brasil, onde fundou a BEKO - (Brazila Esperantista Katolika Organizo - Organização Esperantista dos Católicos Brasileiros) em 1980, sentindo que os católicos brasileiros poderiam também usar o Esperanto no seu meio e  promover uma comunicação fraterna.
       Acima, a foto do Congresso Brasileiro de Esperanto, 1986, em Curitiba, onde foi celebrada a missa solene, em Esperanto, pelo Padre Urbaitis. Tivemos a honra de cantar o Hino La Espero de pé no Altar Mór da Igreja. Uma agradável lembrança. E uma saudade do nosso querido Padre Pedro H. Urbaitis, tão alegre, corajoso e persistente.

Nota:- Eu estou de blusa azul e costume na cor amarelo-ouro-velho, junto ao representante da LBV, próximo ao Padre Urbaitis. Estou um pouco abaixada, para deixar ver a Venina Neto, atrás, prima da Cedilha Neto (ambas já falecidas)

Victoria Magna
Enviado por Victoria Magna em 13/02/2007
Reeditado em 14/02/2007
Código do texto: T379237