Meu Portugal querido

Braga, a mais antiga, linda, culta.

Cidade do Porto, a mais romântica.

Évora, a mais histórica e quente.

Guimarães, onde nasceu o primeiro Rei.

Barcelos, a que vive mais suas tradições.

Ponte de Lima, onde nasceu Portugal.

Viana do Castelo, lá de cima, Santa Luzia abençoa os portugueses de sua bela catedral.

Nazaré, dona de um dos mais belos litorais luso.

Lisboa, a cosmopolita. A abençoada por sua beleza natural, e pela beleza construída pelos homens. Lisboa de seus filhos poetas que se inspiraram em sua beleza, para saudá-la em versos e prosa!

Óbidos, a pequenina exótica, mas não menor em cultura, em história.

Todas e tantas outras, contam um pouco da nossa história brasileira.

No entanto, o que vi de mais bonito, de mais emocionante, foi o sentimento carinhoso de irmandade que esse povo bravo português, tem para conosco, povo não menos bravo brasileiro.

Fiquei orgulhosa de conhecer o povo do qual descendemos, pois devemos ter discernimento, e entender que as circunstâncias adversas da nossa colonização, pode ter enviado pra o Brasil muitos degredados, mas Portugal nunca foi composto só deles, mas de homens e mulheres cheios de sonhos, desejosos de uma vida digna, de habitar um mundo justo e de oportunidades pra todos, exatamente como nó brasileiros e brasileiras.

Wanusa Pinto
Enviado por Wanusa Pinto em 31/08/2012
Reeditado em 11/09/2012
Código do texto: T3857990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.