História de São Benedito

(São Benedito, o Negro, ou São Benedito, o Africano ou São Benedito, o Mouro) era cultuado inicialmente pelo escravos negros, pela cor de sua pele e origem - Era Africano e negro. De qualquer modo, todos contam que ele tinha o apelido de “mouro” pela cor de sua pele. No Brasil o conhecemos popularmente pelo Santo Negro.

São Benedito nasceu na Itália, no ano de 1526. Sua família vivia sob regime de escravidão, sendo extremamente pobre. Quando criança, ele demonstrava sentimentos de enorme compaixão para com os demais. Aos 18 anos, o garoto decidiu seguir a carreira religiosa, dirigindo-se para o mosteiro.

Pelo fato de ser negro e de origem humilde, São Benedito foi bastante descriminado. Porém, todos paravam para ouvir quando ele começava a falar sobre o Reino de Deus. Seu talento com a palavra passou a ser admirado pela sociedade da época.

Foi pastor de ovelhas e lavrador.

Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis chamou-o para viver entre eles e aceitou. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.

Cumprindo seu voto de obediência, depois de 17 anos entre os eremitas, foi designado para ser cozinheiro no Convento dos Capuchinhos. Sua piedade,sabedoria e santidade levaram seus irmãos de comunidade a elegê-lo Superior do Mosteiro, apesar de analfabeto e leigo, pois não havia sido ordenado sacerdote. Seus irmãos o consideravam iluminado pelo Espírito Santo, pois fazia muitas profecias. Ao terminar o tempo determinado como Superior, reassumiu com muita humildade mas com alegria suas atividades na cozinha do convento.

Sempre preocupado com os mais pobres do que ele, aqueles que não tinham nem o alimento diário, retirava alguns mantimentos do Convento, escondia-os dentro de suas roupas e os levava para os famintos que enchiam as ruelas das cidades. Conta a tradição que, em uma dessas saídas, o novo Superior do Convento o surpreendeu e perguntou: “Que escondes aí, embaixo de teu manto, irmão Benedito?” E o santo humildemente respondeu: “Rosas, meu senhor!” e, abrindo o manto, de fato apareceram rosas de grande beleza e não os alimentos de que suspeitava o Superior.

São Benedito tinha o costume de prestar socorro às pessoas que enfrentavam grandes dificuldades. Ele viveu até o ano de 1589, sendo canonizado pela Igreja Católica em 1807 pelo papa Pio VII. Atualmente, ele é considerado pelos fiéis um dos santos mais importantes da historia.