ALCIDES GUIMARÃES

ALCIDES GUIMARÃES-homenagem póstuma

FLAVIO MPINTO

A Pracinha dos Esportes, área situada defronte a Santa Casa de Misericórdia , em Sant'Ana do Livramento-RS, local denominado atualmente Oriovaldo Grecellé, sofreu mais um revés: foi chamado para organizar uma partida de futebol contra o time de São Pedro, o nosso querido Alcides Seu Chico Guimarães.

Agora não existe mais a quadra, mantida pelo Seu Osvaldo com seus tenebrosos casos de assombração, onde triturava os desafiantes com seu time de futebol de salão. Dentre os times de guris na cidade destacava-se o seu e não era fácil ganhar do time da AABB, ainda mais com sua tradicional camiseta azul e branca de listras verticais. Tive o privilégio de jogar naquele time e formamos uma amizade que vigorava até agora. Se por acaso estivéssemos a perder o jogo, sem dúvida, estaríamos jogando até agora para chegar, no mínimo ao empate, pois o juiz era sempre ele. Não deixava. Mas o time era bom e os outros não ousavam chegar perto.

Assim era Seu Chico com a gurizada da Pracinha: um amigo antes de tudo e como poucos. E que orgulho tínhamos de jogar lá nos domingos pela manhã naquela quadra áspera de balastro chutando forte a bola nº3.

Mas não foi só isso a vida futebolística do nosso amigo. Foi também no futebol santanense que deixou sua maior marca como dirigente do EC 14 de Julho, seu clube do coração, desde a década de 40. Dividia suas atividades de bancário no Banco do Brasil com a de dirigente com uma dedicação e brilho incomuns.

Contar algumas passagens, aqui, certamente deverão faltar páginas para tal. Apenas a emoção da lembrança daqueles que o conheceram.

Foi ele que trouxe de Quarai na década de 40 para o 14 de Julho o meu pai- Bino, o maior jogador daquele clube até hoje, formando uma sólida amizade que varou o tempo.

Talvez o Seu Chico tenha sido chamado para organizar o time do 14 para jogar um clássico contra o time do São Pedro lá encima. Com certeza a escalação começará com o Pantera e terminará com o meu pai, na ponta esquerda, para infernizar a defesa adversária, pois já estava aguardando o Seu Chico desde 4 de janeiro de 2007 lá no Campo Celestial.

Talvez o técnico seja o velho Fierro, competente e manhoso técnico do 14. E mais outros, com certeza lá estarão como o Tarzan, Marino, Nei Savi, Bazzoti, Canário, memoráveis craques rubro-negros de tão saudosa lembrança e também a D.Lola chefiando a torcida.

Seu Chico, vai daqui um pedido de amigo: por favor, não chame os mascotes! E um bom jogo.