Tudo que é da natureza,
nos é um presente do Criador
que sabendo o bem que nos faria,
ofertou-nos belezas, com muito amor.
 
Hoje comemora-se o Dia da Ave. É importante fazer de tudo, para preservar e ensinar a todos, grandes e pequenos, o que significa essa criatura da natureza que encanta a todos.
As aves na mitologia grega, tem grande importancia, os povos antigos tinham verdadeira adoração por alguns tipos delas.

As aves típicas de cada região do mundo se identificam com as populações, com seus costumes e suas crenças. Elas acabam fazendo parte da cultura de muitos países e fielmente preservadas. Cada nação, entre seus símbolos nacionais, como o Hino e a Bandeira, têm também uma ave típica para representá-la. Uma espécie de ave, que pela beleza e pela característica da região, se entranha no espírito de sua gente.
Aústria: andorinha,  expressa a liberdade de seus músicos e poetas. 
Dinamarca: cotovia, que lindamente canta quando vai mergulhar.

Uruguai: federal, sua ave nacional, pois ela tem a cabeça vermelha, como um soldado, em alerta na guarda de suas terras.
Argentina: é o nosso João-de-Barro, lá conhecido como Hornero (Furnarius rufus, pois sabe se proteger do vento minuano e inverno, construindo sua "casa" de barro.

A ave nacional da Alemanha é a Cegonha.
Grã-Bretanha: é o Robyn, que inspirou com seu canto, a Shakespeare, em Romeu e Julieta.
Assim, cada país tem, desde há muito, sua ave nacional, fato que o Brasil só conseguiu oficialmente agora, em outubro de 2002. Houve alguma discussão quanto ao nome da representante símbolo em nosso país,pois alguns consideravam o Sábia laranjeira, da foto, e outros, o Sabiá Turdus. Em minha modesta opinião, acho que deve ser todo e qualquer sabiá e ponto final!

Portanto, a nossa Ave Oficial desde 2002, é o Sabiá, pois é muito popular e bem conhecido por seu canto maravilhoso. O canto do sabiá é aflautado, num som treinado, daqueles que fazem questão de serem perfeitos. A maioria deles, porém, são desafinadinhos, fazem um refrão cortado, pulando algumas notas, pois já ouvi muito aqui. A frase principal tem de 10 a 15 notas, mas ele é capaz de assimilar as vocalizações do joão de barro e curiango, assimilando trechos em seu próprio canto, em muitas variações. Pode ser ouvido até a um quilometro de distancia, em locais não barulhentos. Vivem bem no campo ou cidades, procurando sempre jardins, matas pequenas e onde haja água.
Mas o canto de sabiá é bem variado e ilustra a alma brasileira: alegre ou cheia de saudade.


Ninho de sábia, na pilastra da varanda aqui.



A sabiázinha atenta a tudo,no lugar que preferiu, talvez, sentindo ali mais aconchego do que entre as muitas árvores ao redor.




05/10/13



 
 

 

Marilda Lavienrose
Enviado por Marilda Lavienrose em 05/10/2013
Reeditado em 05/10/2013
Código do texto: T4512067
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.