As bodas de um Colégio de Ouro

 

O fogo libertário de um dragão riscou o Caminho Novo. Era o tempo de reinado, de minas, de quintos, de iluminados. Era a Arcádia de pastores que ansiava um locus novus. E, descendo do cavalo, marchou o dentista prático. Seu caminho era a forca; seu destino, um legado. Sua alcunha, na República, gravada está num livro de aço. Mártir cívico do Brasil, patrono militar, herói de uma Pátria. Hasteado numa bandeira, seu nome, Tiradentes, ensina aos jovens uma lida: de que a glória se escreve com a vida.


Sob as asas históricas desse baluarte, emergiu, na mineira Montes Claros, o Colégio Militar desta cidade. As grades da cadeia foram roídas por mãos que celebraram a educação. A Justiça, que em seu seio trancafiou detentos, deixou que outro fio se tornasse o alimento. Com as bênçãos de Trindade e da Imaculada Conceição, reveste-se o prédio em centro de formação. Mestres docentes de fardas acolhem crianças fantásticas, cujos olhos veriam o verdadeiro ensinamento. E, assim, se principia uma história de educandos, de professores e de famílias.

Mas o espaço para a sabedoria não se limita. Era chegada a hora de abandonar aquela esquina de Camilo e de João. Outros muros hão de erigir na Militar Avenida de então. E com recursos que custavam a chegar, fez a força de pais policias a se ajuntar. O Lázaro que, por ordem de Jesus, na Bíblia ressuscitou; outro Lázaro, aqui, Deus com sua luz o ajudou. Com olhar sonhador do novo prédio, forças voluntárias se apoiaram. E juntos, com o suor que não tem preço, ergueram o Educandário hoje magno.

Cinquenta anos se passaram e com eles tantos formados, jovens cujos passos foram deixados no solo deste quartel. Homens e mulheres que hoje tecem chamas votivas da História. Seus caminhos seguidos por filhos de pais que só lhes desejam o bem. Seja a escrita deste ouro de agora o perpétuo louvor e glória. Que a ciência, a arte e o pão não sejam somente canção. Seja o estandarte de luz e vitória a lembrança do Mártir de abril. E que daqui brotem confidentes que transformem o Brasil.

 

Poesia publicada no Jornal de Notícias, dia 26 de abril de 2014,

dentro das comemorações dos Cinquenta anos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Montes Claros