De volta ao teu regaço!

Preciso de ti, de tuas ruas e vielas, necessito retornar e teu sol respirar, preciso queimada jogar, tal qual a moleca que só ai meu Guanabara, eu pude ser e ainda sou, mas só sorrio no teu solo, solo amado solo amigo, amante, pois de você distante não consigo viver, é atávica essa nossa relação.

Quero minhas amigas, tão pequeninas, a socorrer esta filha nas alegrias e tristezas, na doença e na morte, quero o cafezinho de minhas velhinhas, suas rezas altaneiras, que sei meu Guanabara, Deus entende, eis que são singelas, são sinceras.

Dona Angelitinha, hoje junto ao Criador é uma pequenina e humilde estrelinha a te iluminar as noites meu Guanabara e encaminhar algum transeunte perdido na vida, ao lar, lar que tu és meu Guanabara, assim como o Dinho grande amigo que certamente ilumina tuas ruas num clarão que parece noite de sertão. Como seu Olavo aquele velho e birrento homenzarrão que do alto obriga a juventude a se recolher, respeitar pai e mãe, seu Olavo não aceita mesmo, virou estrela birrenta.Não, não quero mais pensar nas perdas. Quero o sentar na calçado em noites de luar para surgindo um daqui..outro de lá..o agrupamento para jogar conversa fora!! Quanta saudade!!

Quando há mais de vinte anos sonhadora e utópica por opção foi a meu Guanabara, que sonhei minha vida construir, e pouco tínhamos a nos oferecer pois em você haviam buracos e crateras, em mim idem , confesso, fomos antipáticos um com o outro, mas, tua feira domingueira, onde todos são felizes, o homem forte e rijo com sua féria semanal, olha só.. escolhendo verduras e frutas, para o almoço do domingão.

Teus buracos e crateras tal qual os meus, foram se transformando em conforto e suavidade com lutas muitas vezes inglórias, mas Guanabara, brigamos e brigaremos muito ainda para que tal uma flor você desabroche.

Se violência há, como pudera o contrário? A maldita grassa, tal qual erva daninha, mas cruzar os braços?, jamais, é só tentar entender os por quês, e não é difícil basta atitude, corramos das filosofias de botequim, por que é assado ou assim, mãos na massa. Pois assim se edifica o lar, a nação. Teu povo está se edificando caminhando, buscando novos valores novas metas e inclinações.

Temos poesia e pipoca, uma dupla de músicos “arg”( impar) chamada Reinaldo e Neivaldo , juntamente com a dupla que realmente entende de música, poesia e papo cabeça é que também temos nossos luais. Reinaldo-Ná, é teu rosto e teu corpo meu Guanabara, sendo também o melhor amigo que alguém possa ter a honra de conhecer é simplesmente o meu melhor amigo, Amigo que briga comigo, amigo que nunca a mim nem a ninguém jamais deixou ao abandono, seja material ou espiritual. Como conheceria Reinaldo se não fosse você meu Guanabara, como conheceria seu Juarez, a Rosa, as Crianças da Creche, minhas adoradas velhinhas?? Jamais teria conhecido Tio Henrique para o prosear horas a fio, jogar conversa fora e aprender a ouvir lindas histórias dos tempos dos hagais, grandes tragédias , árduas lutas de um vitorioso inato.

Dentro deste mundo todo especial de meu Guanabara, mundo entranhado em mim, eu sou feliz, pois apesar do nome masculino, existe um quê de feminino, eis que tal qual num útero cuidadoso, sinto meu ser sente o quão acolhedor e quente este útero do qual não quero jamais sair, Guanabara, pois sei cada casinha amar. O pão quente da manhã..é regado aos mais variados timbres de "Bom Dia!!" Maior alegria não há. Conheço cada gurí..cada ruazinha poeirenta! A vida aqui tem forma e fórmula especial e bucólica..somos iguais até mesmo na luta..na peleja..na pobreza e nos sonhos..sonhos bonitos demais!! Te amo meu Guanabara!!

***Por imposições da vida..me mudei do meu Jardim Guanabara..mas volto um dia..eis que somos uma imensa família e seremos sempre..moradores..pois "ainda me considero"..de um bairro de gente altaneira e amiga!! Fica minha pequena homenagem a cada pessoa a cada família do "meu" Guanabara. Fica minha homenagem e saudades imensas do "meu" guanabara!!

Dorothy

Goiânia/2.001