Morre o escritor Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife http://r7.com/oYV1

(Foto: Reprodução)

ARIANO SUASSUNA
(Sócrates Di Lima)


A RIANO SUASSUNA,

R evelou o menestrel de Pernambuco, mas,
I sso  não foi so, do
A uto da Compadecida, Ariano fez muito mais.
N asceu na Paraíba, mas,
O rdenou-se pernambucano,

S uas obras  são fantasticas,
U ma mais intensa do que a outra,
A Pedra do Reino, foi
S eu  também grande trabalho,
S ua vida ligada a dramaturgia  e poesia,
U nifica sua maestria
N o mundo mágico da literatura brasileira
A ssim, foi a vida e hoje o legado de ARIANO SUASSUNA





Ariano Suassuna morre no Recife na tarde desta quarta-feira (23 de julho de 2014)
       
O escritor Ariano Suassuna morreu no final da tarde desta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Recife, em Pernambuco. Segundo a assessoria de imprensa do Real Hospital Português, a morte ocorreu às 17h45. "O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana", diz o boletim médico.

Ariano Suassuna estava internado no local desde a noite da última segunda-feira (21). Ele passou mal em casa e foi levado às pressas para o hospital, onde foi diagnosticado um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.

Na unidade, o escritor foi submetido a uma cirurgia de emergência para a colocação de dois drenos, com o objetivo de controlar a pressão intracraniana provocada pelo AVC. Desde então, Suassuna estava internado em coma e estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos.

No ano passado, o escritor já havia sido internado após sofrer um infarto. Dois dias depois de receber alta, ele voltou ao hospital por causa de um aneurisma cerebral.

A última aparição pública de Ariano Suassuna foi na sexta-feira (18), quando ele participou de uma aula-espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns, no agreste pernambucano.

O escritor nasceu em João Pessoa, na Paraíba, mas morava no Recife desde 1942. Entre suas obras estão a peça "O Auto da Compadecida", que deu origem ao filme homônimo, e o romance "A Pedra do Reino", que inspirou o especial da TV Globo com o mesmo nome.

Ariano Suassuna era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1989. Ele é o terceiro acadêmico a morrer nas últimas três semanas. No dia 03, morreu Ivan Junqueira. Na sexta-feira passada, morreu João Ubaldo Ribeiro.

Ainda não há informações sobre o sepultamento de Suassuna. O escritor era casado com Zélia de Andrade Lima havia 57 anos. Ele deixa cinco filhos e 15 netos.

Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 23/07/2014
Reeditado em 23/07/2014
Código do texto: T4893789
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.