Uma homenagem e um desabafo

Obrigada, professor(a)!

A você que me ensinou a ler, a escrever...

Que me ensinou que nossos sonhos não podem morrer.

Que tantas coisas me inspirou...

Com você eu aprendi:

A ouvir minha voz interior;

A falar do que sinto sem temor;

A compreender as pessoas com o coração;

A saber quando e como usar a razão;

A ter empatia por meu semelhante;

A fazer da fé uma companheira constante;

A saber que o conhecimento não é a única finalidade da educação

E sim um meio pelo qual se deve formar um ser pensante e cidadão.

A lutar por melhorias na sociedade em que vivemos;

A acreditar que um mundo melhor é o que merecemos.

A ver em você uma pessoa incrível, que se tornou meu referencial,

E que tratava todos(as) os(as) alunos(as) de maneira sensacional!

A saber que sempre posso contar com sua amizade e respeito;

É por tudo isso que guardo você na mente e no peito...

Obrigada, professor(a) por me acompanhar nessa jornada.

A sua contribuição sempre será lembrada...

Em cada linha que eu escrever...

Em cada poema que eu ler...

Em cada saudade que faz o coração bater...

E que é a certeza de que nunca irei esquecer

De quem me ajudou a ser quem sou;

De quem, os meus ideais, nunca desprezou;

De quem vibrou com cada vitória

E me acompanhou em minha trajetória.

Com você, minha aprendizagem foi significativa,

Pois não foi mera instrução de uma educação bancária.

Foi uma aprendizagem para o trabalho, a cidadania e a vida,

Foi uma aprendizagem contextualizada, afetiva e revolucionária.

Ofereço este singelo poema como gratidão

A todos(as) os(as) professores(as) por quem tenho admiração.

Continuem seguindo esta nobre missão

De educar para a vida, com autonomia e reflexão.

(MCSCP)

Deixo minha singela homenagem às pessoas que tanto admiro e que me inspiraram a escolher minha profissão. Pessoas que professam esperança, afeto, motivação, sabedoria. Quando eu era pequena, me diziam que a escola era minha segunda casa. Essa frase foi tão forte, que a internalizei e fiz dela minha verdade. É por isso que hoje sou professora e amo a sala de aula, lugar de convivência, aprendizagem, afeto e solidariedade.

Eu ia escrever uma homenagem aos meus mestres e aos colegas de trabalho ontem, mas fiquei abalada pela notícia de que alunos tentaram envenenar um professor no município onde trabalho. Isso me deixou muito triste. Fiquei pensando sobre as relações humanas nas escolas e percebi o quanto é difícil lidar com tantas angústias.

Mais do que nunca, eu gostaria de que a classe docente se mobilizasse no sentido de exigir políticas públicas que possam acabar com a violência nas escolas, nos lares, em toda a sociedade. Para que isso ocorra de forma satisfatória, os professores necessitam de auxílio, pois andam sobrecarregados emocionalmente. Lidar com uma média de 40 pessoas em sala, com diferentes pensamentos, comportamentos e sentimentos é um desafio constante. É preciso ter nervos de aço, uma paciência maior que a de Jó e saber lidar com a falta de respeito e com a ingratidão por parte de alguns alunos.

Com base em minha experiência de sala de aula e em tudo o que já pude observar, considero fundamental o seguinte:

Ter psicólogos(as) no corpo de funcionários das escolas - Dada a especifidade de sua qualificação, muitos problemas de relacionamento seriam resolvidos e o rendimento escolar seria alto, a satisfação profissional dos professores também.

Ter assistentes sociais no corpo de funcionários das escolas - Sua ação seria fundamental para compreender melhor a realidade dos alunos e buscar auxiliá-los no que for necessário.

Ter recreadores, animadores ou contadores de histórias no corpo de funcionários das escolas - O espaço escolar deve proporcionar atividades de lazer, fazendo da aprendizagem um processo cooperativo, lúdico, significativo, motivador, emocionante e inesquecível.

Ter uma equipe de saúde (constituída por clínico geral, odontólogo, oftalmologista, fono-audiologista, dermatologista, nutricionista etc.) que possa fazer visitas às escolas a cada 4 ou 6 meses, para verificar a saúde dos alunos e funcionários da escola, além de promover palestras sobre medicina preventiva.

Sonho com o dia em que a escola volte a ser o lar amoroso, no qual semeamos sonhos, cultivamos esperanças, colhemos afeição e partilhamos sabedoria.

Feliz dia dos professores!!!!!

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 16/10/2015
Código do texto: T5416819
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.