À minha velhinha, ora em outra dimensão ...

Mãe, dizer que foste para mim A MELHOR DAS MÃES é um chavão por demais batido. Entretanto, não há frase que consiga exprimir, de forma singela, REAL e em poucas palavras, tudo o que, de fato, representaste quando em vida e por todo o sempre, já que é indelével a lembrança de tão incontáveis demonstrações de amor a nós, filhos, dispensadas.

E eu, em especial, na condição de "Nenen, meu caçulinha" (como carinhosamente me chamavas) por um segundo sequer haverei de esquecer a mais solidária das mulheres : mesmo sendo mãe de 25 filhos e meu pai funcionário público (portanto, com parcos recursos para dar-nos um pouco além do básico), sempre te dispunhas a, na calada da noite, de forma sorrateira, pegar um pouco (dos nossos poucos) víveres e sair para levar aos mais necessitados, um punhado de açúcar ou farinha ou um pedaço de rapadura ou de toucinho (que, à época, era o substituto de óleo para comida)...

Cito tal detalhe de tua vida, porque, no meu

entendimento, nenhum mérito haveria em alguém rico separar R$ 10 e dar a um necessitado, se comparado com outro que somente tendo R$ 10 e distribuir 5 deles. E tu foste capaz de tão belo gesto... Lição de vida, comparável à de uma Irmã Dulce ou madre Tereza de Calcutá,

o que muito me orgulha...

E a mudança de santa para fera quando meu

pai ameaçava nos punir com o uso de palmatória (se fosse nos dias a-

tuais, ai dele !), quando cometíamos algum tipo de travessura ?

E a paciência para ME ouvir repetindo mi-

nhas primeiras produções literárias (aquele tipo de poesia em que,

pela limitação inicial, a rima para paixão era limão) quando eu tinha em torno de 12 para 13 anos ? E, ao final de cada repetição, a incansável e estimuladora frase: "muito bonito, Nenen !"

Este é um filme que não se apagará de minha memória. E não se apagará PORQUE EU NÃO QUERO, PORQUE NÃO PERMITIREI QUE ELE SE APAGUE.

Obrigado, minha "veinha", por tamanha e desinteressada bondade a tantos quantos faziam parte de teu entorno, enquanto pertenceste a este planeta de expiações ! Com certeza, o Criador não me privará do desejo de te reencontrar, quando ele julgar chegada "a minha hora", que, a cada dia, felizmente, fica cada vez mais próxima...

pedralis
Enviado por pedralis em 08/05/2016
Código do texto: T5628818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.