FREI PIU ; UBATUBA TE AMA .

Nascido aos 17.02.1913 em Buia, de Udne, nordeste da Itália, filho de Benedetto Populin e Argentina Pauluzzi Populin , pertence a uma prole de 9 irmãos .

Em 1931, aos dezenove anos, Ciro Enea Populin deu início ao seu projeto de vida, que a princípio, pensava ser missionário na China . Apesar da morte de um irmão, contou com o apoio de seus pais de forma maravilhosa .

Durante a guerra, no convento, Dominicano Padre Acerbi, que viera visitar seus confrades no Brasil, falou-lhe desta terra com tanto entusiasmo que, fez ressuscitar em seu coração a flama missionária, levando-o a pedir ao Superior para vir ao Brasil e recebendo no entanto, a resposta negativa .Quando já estava engajado numa obra, Orfanato Villaggio Santo Antônio, e já não pensava tanto nas Missões e no Brasil, veio a ordem para que viesse para cá para atender o pedido do Frei Mariano Scaini, que tentava realizar aqui a “ Cidade da Imaculada ” , para crianças .

Em 30.10.1958, o navio Frederico “C ” do Porto de Gênova, levantava âncoras, trazendo nele, Ciro Enea - Frei Pio, que aportou no Rio de Janeiro em 10 de novembro .Foi então para a igreja de Santo André, e Seminário do Bonfim, ficando três meses, aproveitando para se familiarizar com a nossa língua .

Umas duas semanas depois, num dia chuvoso, veio até Ubatuba, acompanhado pelo Frei Giocondo, que levou-o para conhecer a paróquia em todo o seu limite .Ficou em Santo André por três meses, depois foi mandado para Caçapava, com Frei Anselmo Santori .

Em 15.09.1959, festa de Nossa Senhora das Dores, inicia a obra que hoje é tão conhecida em Santo André, a “Cidade dos Meninos”, chegando mesmo a trabalhar como operário junto com Frei Maximiliano Queirós .

Quando já encaminhada a obra, foi destinado para trabalhar em Ubatuba, chegando aqui aos 24.07.1966, onde era Pároco, Frei Vitório Valentini.

Começou então a visitar os bairros, praias e sertões, celebrando missas batizando e fazendo casamentos .Ubatumirim, tanto sertão como praia era um dos lugares mais carentes da Boa Nova, e a ele dedicou mais atenção, extasiado com a beleza e andando por estes lugares, passou a conhecer suas dificuldades, especialmente de transportes .Veio-lhe então a idéia de adquirir um barco, conseguido por uma doação, e tinha o nome de Maria Sila , para transportar as pessoas, dando-lhes a possibilidade de trazer para a cidade, os frutos de sua terra e o produto de sua pesca .

A seguir construiu o Estaleiro, donde foi realizada a construção do pequeno barco Anita, trabalho do qual participou, o Odorico, então Frei.

Em todos estes momentos um caiçara se fazia presente, o Salvador que trabalhou como mestre de barco, sendo mesmo o braço direito do Frei Pio, ao longo da história de vida da ASEL .

Ao iniciar as atividades no campo social, sentiu a necessidade de criar uma entidade que fosse a responsável pelo trabalho,e, foi então que surgiu a ASEL - Ação Social Estrela do Litoral, entidade por ele fundada e mantida através de seus pedidos de ajuda , junto aos seus conhecidos e até mesmo junto aos desconhecidos .

Contou com trabalho voluntário de um jovem engenheiro eletrônico e três jovens enfermeiras, Agostino Gavazzi, Anita Sirtori, Franca Cracco e Serafina Fava .Neste voluntariado não havia no atendimento, distinção de credo e todos eram atendidos com o mesmo carinho e espírito Ecumênico .Neste ideal de trabalho, conseguiu atender a todas as comunidades carentes, instalando postos de atendimento de saúde, médico e odontológico , que foram substituídos mais tarde pelos postos da Prefeitura .

Em 11.04.1983, deu-se então, início ao trabalho da Creche Francisquinho, entidade mantida pela ASEL, e que tem em sua direção os trabalhos das Irmãs Franciscanas Missionárias de Assis .Dentro da ASEL, executa também um projeto a muito tempo sonhado, um centro de Encontros e Retiros, no seu recanto preferido , o Ubatumirim, e que recebe o nome de BETÂNIA - Oásis Franciscano, mas que ainda não está concluído .

Frei Pio ama profundamente Ubatuba , como se ele próprio fizesse parte desta terra . E Ubatuba também lhe ama, por dedicar sua vida a este povo, vivendo o Evangelho de Jesus e caminhando nas pegadas de São Francisco de Assis .

Silmara Torres Retti -

Fonte : jornal “A COMUNIDADE DA ESTUFA ”

Colaboração da Paróquia da Igreja Matriz -