Hermes
 
A minha homenagem a você no dia de hoje vai além do abraço fraterno e dos votos de saúde, felicidade e muita poesia em sua vida.

Ocorreu-me agradecer a ventura de tê-lo como amigo ao longo de tantos anos e recordar momentos que pontificaram essa amizade. A começar pelo primeiro encontro, quando você era apenas o amigo do mano Everaldo que aparecia lá em casa, na Rua do Jenipapo, para o Jogo de botões. O seu time se não me engano, o Vasco da Gama tinha uma zaga forte formada das partes de um ioiô que emprestava robusteza à defesa. Já Everaldo, lapidou um centroavante construído com metade de uma bola de ping-pong, reforçada com sabão na parte oca. Assim conseguia levantar a bola mais alto, cobrindo com facilidade a barreira na cobrança de faltas. Eu, menor que vocês, apenas assistia maravilhado aos jogos, aprendendo os truques.

Obrigado pela voz do Boa Noite para Você no Serviço de Alto Falante Tamandaré, ao cair da tarde. Pela animação dos programas de auditório do Zete, realizado no térreo do sobrado de Seu Gotinha. Pela coluna Ela é Assim do jornal O Nacionalista que a cada número decifrava a personalidade de uma musa cujo nome aparecia escondido num jogo de letras. Pela nossa militância na Frente Nacionalista de Cruz das Almas. Lembro da campanha do Marechal Lott tendo Jango como vice, quando nosso idealismo pregava cartazes e grafitava muros com a frase célebre de Lott: "A Petrobras é intocável".

Obrigado pela Foto Lux que nos livrou do constrangimento de passar pó de arroz no rosto imposto por Seu Nogueira, o outro fotógrafo cruzalmense que adorava Vicente Celestino. Pelos momentos de euforia da luta nacionalista e pelo medo na ditadura militar que nos perseguiu. Por tantas farras no dia santo de São João, junto com o Capitão Cleomario, Hamilton, Everaldo e Haroldo. Pela experiência vivida no Colégio Cruz das Almas. Pela convivência no Ipeal, quando, na seção de Fitopatologia, você me passava notícias dos resultados de pesquisa para serem divulgadas no nosso Comunicado à Imprensa. Lembra daquele inocente comunicado sobre a "morte súbita do dendezeiro" (Thielaviopsis paradoxa), cuja repercussão fez baixar as ações da Opalma na Bovespa? 

Por fim, e para não cansar você com fatos recentes, obrigado pela experiência compartilhada nos Reflexos  de Universos e na Casa da Cultura Galeno D'Alvelirio

Obrigado por tudo, Herminho, longa vida para você na companhia de Selma, sua adorável esposa, filhos e netos.  Feliz Aniversário!


Em 9/10/2016
________________
Hermes é poeta, escritor e pesquisador fitopatologista.  A sua página aqui no Recanto é:
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=34824