Mãe, quando passei a habitar sob suas asas eu já havia completado meus quatorze anos, era um sonho meu viver com você e toda família de dez irmãos, infelizmente as coisas não aconteceram bem como eu desejei, aos 19 fui viver em outro estado e em casa de parentes, entrei para o mundo da saúde e acabei indo para o Rio de Janeiro, nossa convivência foi de apenas cinco anos.

Eu penso que é muito bom desfrutar dois carinhos de mãe, principalmente quando criança e desse presente eu fui privada, embora o que eu tanto quis, por tantos e tantos motivos, que o meu sonho o vento levou, mas confesso que valeu à pena nossa pouca convivência, perto de você ouvi sua história e pude entender o motivo da subtração aos  dez dias de nascida.

Da minha infância e da minha vida de filha adotiva escravizada na zona rural, não lhe condeno, consegui entender as circunstâncias que lhe obrigaram a tal decisão. Você partiu para a eternidade e pela segunda vez fiquei órfã de ti. Um dia com certeza nos encontraremos e quem sabe eu possa desfrutar pelo menos da sua luz. Que Deus a tenha em seu colo e não tenho dúvidas, seu coração era bondoso, era caridosa, humilde e ajudava sempre a quem precisava, creio que mereceu os louros do céu.