Visita ao Museu - 18/05- Dia Mundial dos Museus

Desde os 12 anos, quando comecei a ir sozinha para o centro da cidade gostava de visitar os Museus, entre eles o Museu Paranaense, inaugurado em 1974, que se localizava na Praça Generoso Marques. Depois de restaurado passou a chamar-se, em 29 de março, de 2009, Paço da Liberdade, um importante Centro Cultural de Curitiba.

Os Museus sempre me interessaram, a começar pela arquitetura dos seus prédios, ou casas, que são Obras de Artes. A atmosfera de mistério presente nos pisos, nas paredes, nas janelas e portas, somadas aos detalhes das construções, ainda me encantam, pois guardam mais que acervos, mas também a história de seus antigos moradores...

Este a qual me refiro foi Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba, com detalhes neoclássicos e desenhos "Art-Nouveau", a construção é em alvenaria de tijolos com base em blocos de concreto e cantaria (pedra talhada).

No primeiro pavimento, com salas amplas, ficavam os quadros com pinturas de personalidades históricas paranaenses relacionadas à política e educação. Algumas vezes, parecia que seus olhares me observavam, de tão perfeita que eram as pinturas.

Depois de visitar o andar térreo, ficava ansiosa para subir as escadas e gostava de admirar os lindos e bem cuidados degraus de madeira, feitos com tábuas largas que levariam a uma exposição de objetos interessantes da cultura Indígena, primeiros moradores de nossa cidade.

O Museu Oscar Niemeyer (MON), é outro que gosto de visitar, o espaço disponibiliza Oficinas de Artes aos alunos. Também gostei de conhecer, o Museu da Língua Portuguesa que fica em São Paulo, embora, só o conheça pela Internet, suas exposições e acervos são maravilhosos.

As visitas aos museus do Brasil e de diversas cidades do mundo ficaram mais fáceis com a Internet, porém visitá-los pessoalmente é mais emocionante e instrutivo. Os Museus merecem carinho e atenção, é importante divulgá-los, e assim incentivar os alunos e a comunidade a conhecê-los.

***

"O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus."

Tema de 2017:

http://www.icom.org.br/?p=1310