Naturatins e o Meio Ambiente estão de luto!!!

Mesmo sabendo que um dia a vida acaba, a gente nunca está preparado para perder alguém.

Não existem palavras suficientes para expressar a tremenda dor que sentimos com a perda de nossos dois companheiros Fiscais Ambientais: Mauro Vicente da Silva e Egno Wander Mota dos Santos.

Eles eram exemplos de dedicação e compromisso com a causa ambiental. Juntos deram significativas contribuições para o fortalecimento das ações desenvolvidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), em Gurupi e em toda região sul do Tocantins.

Mauro e Egno formavam uma dupla exemplar que era referência positiva para seus colegas do NATURATINS, bem como eram respeitados e admirados em várias entidades, como: IBAMA, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão Militar Ambiental, Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, UNIRG, UFT, FUNAI, INCRA, CREA, OAB, Cooperfrigu, Sindicatos, Associações, ONGs Ecológicas, empresários e inúmeras Prefeituras.

Cada um deles tinha uma trajetória de vida diferente e se uniram através da defesa ambiental como amigos e servidores do NATURATINS.

Mauro Vicente da Silva, nascido em Catalão-GO, chegou ao Tocantins como um de seus pioneiros, onde atuou no começo dos anos 90 como Fiscal da Receita Estadual – época em que fez muitas amizades que cultivou por toda vida. Em abril de 2000, ele iniciou sua carreira como Fiscal Ambiental do NATURATINS, sendo dois anos depois um dos responsáveis pela estruturação do Escritório Regional em Gurupi. Mauro já tinha ampla experiência como chefe de equipe de fiscalização da Receita e trouxe essa bagagem para contribuir no aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos pelos agentes ambientais. Muito zeloso e exigente, ele lutava diariamente para que o NATURATINS fosse exemplo em eficiência e qualidade de seus serviços prestados.

Egno Wander Mota dos Santos veio de Porangatu-GO para residir em Gurupi para estudar Agronomia na UFT. Um rapaz estudioso e dedicado que na primeira oportunidade conquistou uma vaga no disputado concurso do quadro geral de servidores públicos do Estado do Tocantins, realizado em 2005, passando a fazer parte da equipe de Fiscais Ambientais do NATURATINS. Nessa época, Egno se casou com Stefanny Cardoso com quem teve uma linda filha: Jhennifer Aisha. Assim, bem cedo ele passou a se desdobrar para atender as inúmeras obrigações dos estudos, trabalho e família, o que sempre fez com humildade e bom humor – duas de suas marcas fortes. Sua chegada além de renovar o quadro de servidores ajudou a estreitar os laços com os professores e pesquisadores da UFT, proporcionando inúmeras contribuições. Nos anos seguintes, vários funcionários do NATURATINS, vendo o exemplo de Egno, despertaram interesse pelo estudo, passando a fazer cursos de graduação e pós-graduação na UFT.

Mauro e Egno com suas diferentes trajetórias, qualidades e características formavam uma dupla exemplar.

Mauro era reconhecido pela impulsividade, coragem e ousadia. Mauro era um verdadeiro “trovão”. De longe era possível escutar sua presença, pois falava bem alto e com muito entusiasmo. Tinha uma disposição enorme e usava toda sua energia na defesa dos amigos, companheiros de trabalho e da causa ambiental. Se olharmos a trajetória de Mauro podemos dizer que ele era a “base de sustentação” do Escritório de Gurupi, pois além de ser o profissional com mais tempo dedicado exclusivamente à sua função ele serviu de fonte de apoio e inspiração para que muitos outros se juntassem a grande família de defensores da ecologia. Mauro não tinha filhos. Teve muitas namoradas, mas o seu genuíno amor era os amigos e o trabalho. É descrito como uma pessoa de muitas qualidades, um amigo verdadeiro, sincero, sorridente e festeiro, que não se abatia diante das dificuldades. Ele era um verdadeiro “paizão”, de um coração grande e generoso, que brigava duro às vezes, mas fazia de tudo para cuidar e defender a todos a sua volta. Um amigo de verdade, daquele tipo que você pode passar anos sem ver, mas quando encontra a alegria é enorme!!!

Egno era elogiado por muitas qualidades: simplicidade, humildade, dedicação, alegria e companheirismo. Tinha um jeito discreto, falava baixo e comedido com as palavras. Egno era como uma "brisa" que traz o orvalho, suave e agradável, porém constante e tão essencial à vida. Um rapaz de boa índole, inteligente, dedicado à família, cheio de amigos e compromissado com o NATURATINS. Estava sempre com um sorriso no rosto, gostava de fazer brincadeiras, mas era forte, ousado e duro quando necessário. Egno era um grande conhecedor da legislação ambiental. Não media esforços para trabalhar, de dia ou de noite, nos feriados ou finais de semana, a qualquer hora ele estava pronto para cumprir sua missão. Organização e capricho eram marcas de seu trabalho. Era fonte de inspiração para muitos profissionais e familiares.

Os dois eram reconhecidos como profissionais éticos, dedicados e intensamente comprometidos com o NATURATINS. Eles “vestiam a camisa” do Instituto com muito orgulho. Ai de quem falasse mal do órgão perto deles. Quem fazia isso conseguia uma briga certa, pois Mauro e Egno defendiam a instituição com muita paixão. Eles sabiam reconhecer as limitações e dificuldades enfrentadas no dia a dia por dezenas de companheiros, mas não se abatiam perante os obstáculos, nem ficavam disseminando negativismos. Ao contrário disso, eles labutavam intensamente para fazer a diferença e mudar a realidade para melhor. Eram positivos e incansáveis na busca de maiores e melhores resultados.

Quem teve o privilégio de conviver e trabalhar com eles tem muitas histórias boas e engraçadas para contar. Eles eram destemidos e encaravam qualquer desafio, às vezes correndo riscos e perigos, para defender as riquezas naturais e as belas paisagens do Tocantins

Mauro e Egno com suas qualidades e personalidades diferentes viviam intensamente a defesa da natureza como um verdadeiro sacerdócio.

Quando alguém muito especial parte deixa uma eterna saudade.

O NATURATINS e todos os profissionais que militam na seara ambiental estão tristes pela perda desses grandes companheiros.

O luto é o tempo necessário para a mente entender o sentimento de perda que o coração sente.

Eu acredito que nossa dor se tornará menor se nos concentrarmos em fazer aquilo que eles tanto amavam: que era dedicar seu tempo para fazer a diferença na vida das pessoas e cuidar do meio ambiente com a mesma paixão e garra que eles demonstravam!!!

Mauro e Egno não estão mais entre nós, mas as boas lembranças e o legado na defesa do meio ambiente prosseguirão na mente e no coração de cada um de nós!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Agosto de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior