Hoje, 25 de Outubro, o meio ambiente perde um grande profissional

Paulo Henrique Borges de Oliveira Júnior, um dos fundadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi encontrado já sem vida, vítima de um infarto, perto de onde morava, em uma reserva no sul Minas Gerais.

Ele tinha 59 anos e deixa companheira e filho.

Natural de São Paulo, tinha um extenso currículo como defensor da natureza. Formado em Engenharia Agrícola na Universidade Estadual de Campinas, com especialização em Desenvolvimento Agrícola pela Universidade de Paris e Mestrado em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Paulo Oliveira atuou durante 30 anos na Amazônia. Foi coordenador da Ong FASE atendendo a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã-Baquiá no município de Gurupá na Ilha de Marajó (Pará) - a primeira da categoria no Brasil, que marcou a construção de políticas públicas desenvolvidas na Amazônia.

Na instituição ele foi assessor, coordenador e consultor, desempenhando ações em relação à regularização fundiária, agroecologia, manejo florestal comunitário e comercialização de alimentos, entre outras.

Em Gurupá ele conseguiu construir efetivamente um mosaico de uso e ocupação do solo do território.

Gurupá é uma referência para essa discussão. Um exemplo positivo de como as comunidades locais podem viver e produzir em sintonia com o meio ambiente. O trabalho que Paulo Oliveira desenvolveu ajudou a consolidar instrumentos capazes de construir e fazer com que haja um outro tipo de atuação no território sem que seja o predatório. Devemos isso a ele.

Em razão do sucesso conquistado em Gurupá ele foi convidado para ocupar importantes cargos em Brasília. Foi Diretor de Desenvolvimento Socioambiental do IBAMA e o primeiro Diretor de Unidades de Conservação e Uso Sustentável e Populações Tradicionais do ICMBio, após sua criação em 2007.

Em 2009, ele retornou ao Estado do Pará onde contribuiu para o aprimoramento da gestão de diversas Unidades de Conservação e desde 2016 chefiava a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais.

Paulo Oliveira era um líder nato, carismático, alegre e extremamente sociável. Uma pessoa bastante dedicada ao trabalho, competente, colaborativo, apaixonado pela natureza e um profundo conhecedor da realidade da Amazônia, que ao longo de três décadas de intenso trabalho inspirou uma geração de ambientalistas.

O falecimento de Paulo Oliveira é uma perda muito grande para a FASE, IBAMA, ICMBio, seus amigos e familiares, mas também para a Amazônia e todo Brasil.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Outubro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior