Maria Gonçalves (MÃE DE BELINHA)

Maria Gonçalves, filha de João Correia Armond e Maria Correa da Silva, ainda muito nova e linda teve que criar seus filhos sozinha.

Ela lavava roupas para fora, fazia cigarrete e pastel para que seus filhos maiores vendessem e a noite bordava lindas toalhas com ponto de sombra á luz de lampião.

Seu primeiro emprego de carteira assinada foi na fábrica de reciclagem, depois fábrica de roupas da America Latina como costureira, serviçal pelo estado e auxiliar de cozinha no CAIC pela Prefeitura de Neves aonde veio finalmente a aposentar.

Amada e respeitada por todos aqueles que acompanharam sua jornada, teve seis filhos.

( Robson, Marcelo, Joselito, Divino, Andreia e Maria Isabel, a carismática “Belinha”.)

Robson faleceu em 1984 vitima de câncer.

Dona Maria, pessoa humilde, mas correta, guerreira de espírito altivo, fez dos obstáculos degraus para poder hoje com orgulho conviver em alegria entre seus filhos , netos e bisnetos, presentes de Deus pela sua fé e coragem.

Sua fala cordial, seu modo afetuoso de a todos tratar, sua bondade, sua alma límpida e crédula, sua constante sensatez e apurada educação, a fazem por todos estimada e reverenciada.

Apesar das pelejas na vida, o tempo não lhe tirou os traços da beleza física ainda latentes em seu gentil rosto, não lhe furtou o enigmático sorriso e ainda lhe acrescentou sabedoria e superioridade.

Cada marca em sua face foi uma etapa cumprida.

Em suas mãos seu nome principia e o poeta a homenageou sublimemente reciclando:

Maria, Maria, Maria

É um dom, uma certa magia,

Uma força que nos alerta

Uma mulher que merece viver e amar

Como outra qualquer do planeta

Maria, Maria

É o som, é a cor, é o suor

É a dose mais forte e lenta

De uma gente que ri quando deve chorar

E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força

É preciso ter raça

É preciso ter gana sempre

Quem traz no corpo a marca

Maria, Maria

Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha

É preciso ter graça

É preciso ter sonho sempre

Quem traz na pele essa marca

Possui a estranha mania

De ter fé na vida

Que Robson, Marcelo, Joselito, Divino, Maria Isabel ,Andreia, Davi, Lorena, Claudinha, Maicom ,Ione, Heitor, Telha, Marcela, Marjorie, Brian, Lorenzo , Ana , Fernanda, Tiago , Diego, Duda, Tiago, João, Sofia, Paula, Bruna, Bebel , Pedro, Emanuele, Valmir,,Rebeca , Stefany e a criança que está por chegar, distingam a preciosidade desta pessoa.

Saibam que foi por ela que hoje existe esta família, façam-na saber que reconhecem sua importância , que ela é digna dos mais efusivos louros, das mais atenciosas pompas , que se orgulham dela e lhes são gratos.

Retribuam-lhe o imenso amor que ela dedicou e dedica a todos vocês.

Dona Maria Gonçalves é exemplar único, representa o quê de melhor há no ser humano e faz da classe feminina (...principalmente a Nevense) o ápice em sua sua mais autentica concepção.

E que Deus em sua infinita bondade continue a iluminá-la ...

Mulheres Nevenses são muitas, porém, únicas.

Eber Emanoel
Enviado por Eber Emanoel em 30/10/2017
Reeditado em 30/10/2017
Código do texto: T6157466
Classificação de conteúdo: seguro