Senador João Ribeiro: 4 anos de saudades!!!

O próximo dia 18 será marcado por 4 anos da partida do querido Senador João Ribeiro!

João Batista de Jesus Ribeiro, o saudoso “João Ribeiro”, é reconhecido como um dos mais importantes e queridos políticos do Tocantins.

Descrito como um líder nato, de bom coração, amoroso, humilde e generoso. Um homem alegre, cheio de disposição, que contagiava positivamente e inspirava as pessoas em busca de seus sonhos.

Ele nasceu na pequena cidade de Campo Alegre, no sul de Goiás, perto da divisa com Minas Gerais. De família humilde, ficou órfão de pai aos 10 anos de idade e como filho mais velho começou a trabalhar cedo para ajudar sua mãe Tereza Hilário Ribeiro na criação de seus 6 irmãos caçulas (4 meninos e 2 meninas).

Mudou-se bem jovem para Araguaína (cidade situada no norte goiano a mais 1.400 km de distância de sua terra natal), onde ingressou na vida pública como vereador, em 1982, dando início a uma extensa e bem sucedida carreira como líder político.

Em 1986, foi eleito Deputado Estadual por Goiás, dedicando-se ao lado do Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos no movimento pela criação do Estado do Tocantins – vitória que ambos comemoraram com grande euforia em 05 de outubro de 1988 com a promulgação da Constituição Federal.

De 1989 a 1993, administrou Araguaína – a época a maior cidade do recém-criado Tocantins, com cerca de 100 mil habitantes. Destacou-se como um gestor carismático, competente e bastante trabalhador.

A carreira como Deputado Federal começou em 1995, sendo reeleito em 1998.

Nesse período licenciou-se por duas vezes para assumir cargos no Executivo Estadual: Secretário de Turismo Ecológico, em 1997, e Secretário de Governo, entre 2001 e 2002.

Em 2003, tornou-se Senador da República. Estava no segundo mandato quando foi diagnosticado com um grave problema de saúde, que infelizmente levou-lhe para os braços do Senhor, deixando grande vazio na alma do povo tocantinense que tanto o amava.

Sua partida foi, até então, o maior luto coletivo da história do Estado do Tocantins.

João Ribeiro ficará eternamente marcado por suas qualidades e conquistas. Deixou muitas lembranças boas e sonhos que prosseguem através seus familiares, amigos e admiradores.

Nessa data que se aproxima não poderia deixar de mencionar sua filha, a Deputada Luana Ribeiro, que tem honrado de maneira exemplar levando adiante seu legado.

Também nos orgulha saber que em breve sua ex-esposa, Cínthia Ribeiro, irá assumir a gestão de Palmas, em razão da saída do Prefeito Carlos Amastha que irá concorrer ao governo estadual.

Palmas consagrou-se nos últimos anos como uma cidade modelo, linda, bem cuidada e que se tornou um símbolo de prestígio para o Tocantins, assim como nosso querido Senador João Ribeiro.

A chegada de Cínthia Ribeiro a Prefeitura de Palmas certamente proporcionará inúmeros efeitos positivos para o Tocantins, bem como para o Brasil.

Mesmo nos dias atuais a representatividade feminina na política brasileira ainda é pequena. Das 26 capitais estaduais, apenas uma, a cidade de Boa Vista em Roraima é administrada por uma mulher. A ascensão de Cínthia Ribeiro servirá para reforçar entre o público feminino de todo país um referencial positivo.

Não somente isso, pois acreditamos que ela fará Palmas continuar avançando com uma gestão eficiente e responsável. Se depender de suas virtudes e talentos estamos convictos de que como Prefeita da capital do Tocantins Cínthia Ribeiro fará jus aos bons conselhos, experiências e conquistas que vivenciou recentemente com o empresário Carlos Amastha e durantes vários anos ao lado de nosso querido e saudoso Senador João Ribeiro!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Novembro de 2017.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior