Sobre Psicologia - 8° semestre

Bem, apesar de ainda não ter terminado o semestre ( pelo menos não pra mim), senti vontade de escrever esse texto como uma forma de lembrança e homenagem às pessoas que conviveram comigo diariamente nos últimos anos (afinal, ano que vem, vai cada um para um grupo), pessoas nas quais tenho uma gratidão do tamanho do mundo e um apreço impossível de se medir, então, vamos lá fazer “textão”!

1 - Evelin

Eu ainda lembro da pessoa que era no inicio do curso, extremamente inseguro, com uma dificuldade imensa de se relacionar com as pessoas, acreditava que não servia para fazer amizades e que, além disso, pasmem, não conseguiria acompanhar o ritmo da turma em relação aos estudos.

Em meio a isso, pensei em desistir nas primeiras semanas, até que... acabei fazendo amizade com a Evelin. No primeiro semestre fizemos todas as provas e trabalhos juntos, e, mesmo cada um indo para um lado, é alguém a quem devo muito, e alguém a quem ainda muito estimo. Alguém um pouco introvertida, extremamente inteligente e que tem um coração do tamanho da própria fome ( isso é um elogio, viu?).

Ps: Ainda acho que precisa melhorar enquanto estagiária, pois pedi água com açúcar e até hoje não vi a cor dela, espera, água não tem cor.

Poema que fiz à ela no 1° ano - homeangem -

https://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamizade/4943475

2 - Adriana Dantas

Continuando... Não tem como falar da Evelin, sem falar de sua mãe Adriana Dantas, uma das pessoas mais .... diretas que já conheci. O que seria das manhãs das mulheres da sala sem seus tradicionais cosméticos? Seja da Avon ou da Hinodê, bastava abrir a sacola na sala que a festa começava. Mas agora, falando seriamente, considero uma das mulheres mais fortes que conheço e tive a oportunidade de conhecer, que mesmo passando por inúmeras dificuldades durante o curso, não vou dizer quais, conseguiu se manter firme e sobreviveu até o quarto ano, além de estar bem e não ter se desestruturado, realmente um orgulho pra quem conhece.

3 - Camila Menezes e Camila de Souza

Em relação ao fato de ser “direta” da Adriana, teve duas mulheres na sala que batem de frente nesse quesito, “acredite se quiser!”.As gêmeas do filme Alice no país das maravilhas, nada menos e nada mais que Camila Menezes e Camila de Souza.

Sobre a primeira, uma das maiores surpresas do curso foi em relação a sua idade, lembro que no primeiro semestre ela ia com lacinho da Minnie, roupas coloridas e um ar adolescente, ficamos pra trás quando descobrimos que ela já tinha duas filhas e anda uma certa idade, calma não vou revelar (risos). Apesar desse choque inicial, posso dizer que é uma das pessoas mas legais e maduras que conheço, além de ser extremamente, gigantescamente, incrivelmente meiga!! “Espero que tenha conseguido te convencer”

Em relação a Camila de Souza : CADÊ MEUS RESUMOS?! Vou sentir faltar do mal humor matinal, das ameaças de me jogar pela janela(vamos estar no subsolo, HÁ!), da ajuda e o apoio que me deu durante todo o curso, das vezes que me acalmava quando estava mal, no fim.. quem diria que um resumo de ética poderia me trazer uma amiga tão sensacional assim?

Concluindo sobre as duas, vou sentir falta de ver as brigas e patetices diárias, das confusões de quando falo com uma e a errada que atende, eu acho maravilhosa amizade de vocês, entre “tapas e beijos” você sempre se entendem, levando à risadas as pessoas que estão de fora.

4 - Lilian Beatriz -

Fechando o grupo da sociedade do café ( Adriana e Camilas), temos a aluna mais dedicada, mas também mais desesperada que conheço que é a Lilian Beatriz. Vou sentir falta dela participando da aula ( falava pouquinho), do desespero que dividíamos nas provas (ela não era a única). Brincadeiras à parte, sou grato por sua amizade, e admiro por cuidar de tantas coisas, família, filhas, escola, faculdade, iniciação e ainda assim, ser tão aplicada na graduação. Além disso, é uma grande amiga e uma pessoa a quem aprendi a admirar.

5 - Lídia Menegatt

Agora, vou falar da freira mais descolada que conheço. O que dizer de uma pessoa que já tomou chá de coca, que já roubou cadeira do Neap sem perceber e que tirava racha com o padre pra chegar na hora da aula. Não sei se sabem, mas ela estrelou durante um ano o lendário “velozes e paroquianos”. Zoeira à parte, eu a admiro muito, ela sempre tem uma palavra e um olhar diferente sobre as coisas, além de uma paciência descomunal pois ter filhos como eu e a Letícia Hira ( ela nos adotou), não é para qualquer um. Espero que sempre continue me zoando, pois minha vida sem suas zoeiras e as ameaças da Camila de Souza, vai ser muio estranha

6 - Letícia Hira -

Já que mencionei no post anterior, o que falar da minha “irmã”, leitora número 1, a mais nova da sala, além de de ser a pessoa mais extrovertida que conheço (zoeira). Sou grato pela sua amizade, aprendi a admirar a capacidade de organização que tem, de escrever tão rápido quanto o professor fala e mesmo sendo extremamente inteligente, ser muito humilde. Além disso, é a pessoal mais calma e tranquila que conheço, que quanto mais nervosa está, mais quieta fica (medo de quando explodir). PS: Quando sai o casório? Quero aproveitar o Buffet.

Minha homenagem - http://cronicasdapsique.blogspot.com.br/2017/04/direto-do-oriente-1-parte-minha-leitora.html

7- Layla Andrade

Falando de pessoas novas, como não falar de Layla Andrade? Quando se fala dela, não tem como não mencionar seu amadurecimento, de uma menina até um pouco displicente no começo do curso, e se tornou uma mulher (Mano, truta, ela passou em onze matérias no mesmo semestre, tragam um óscar pra ela). No geral, é de admirar sua perseverança, pois acreditar que é uma princesa meiga e delicada mesmo com toda as provas contrárias não é pra qualquer uma. Sou extremamente grato pela sua amizade e espero que seja uma grande psicóloga, Só falta um ano \o/,

PS: No aguardo do casamento temático da Disney, providenciando a fantasia de dragão da Mulan.

8 - Vithória Araújo

Sobre pessoas novas uma das pessoas que mais aprendi estimar foi a Vithória Araújo, apesar do mal-humor matinal, tem um coração gigantesco, além de ser extremamente dedicada. Eterna fã de Maria Gadu, não sei se ainda assiste orange is the new black (risos), acho que tudo que poderia dizer a ela eu dediquei nesse poema que fiz há três anos e mostra o quanto ela é especial, com licença poética para tal, espero que ela entenda...

http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdedicatorias/4990839

Desejo sucesso e quem sabe não caímos no mesmo horário de supervisão, na mesma turma;

9 -Bárbara Calliente

Citando Vithória, não tem como citar a Barbara, uma pessoa que sempre deu seu máximo no curso e em tudo que faz, lembro inclusive que em AEC, precisávamos de uma pessoa brava e corajosa que pegasse no rato e, obviamente, foi e... ela que pegou (sabe não me dou bem com eles). Mas cabe ressaltar que é admirável a força com que se empenha, agora que vai para o flex, espero que dê tudo certo e que consiga se formar e ser uma grande Psicóloga, bom, pelo menos uma ótima psicóloga.

10- Ju Zampoli

O que falar de alguém tão próxima.. do vila mara claro! Zoeira! Eu admiro muito o empenho que ela tem no curso, a compreensão e a capacidade de entender ajudar o próximo, lembro do apoio que me deu durante o estágio quando eu não estava bem, foi fundamental para o grande trabalho que fizemos. Espero que ela melhore o relacionamento com a Psicopatologia, uma pedra eterna no pé dela (estou brincando), desejo tudo de bom para sua família, e sucesso, quem sabe não caímos no mesmo horário de supervisão, na mesma turma!

11 - Edgar Braz

O que falar do cara que mais gosta das segundas que conheço? Sou muito grato por sua amizade, fico feliz por você ter sido um sobrevivente (único homem que está desde o primeiro semestre, além de mim), por ter conseguido no momento que mais precisava... ter despertado o instinto secreto ( Kamehameha espetacular em hospitalar). Espero que continue se aplicando, e que continue firme, fazendo encaminhamentos, sendo quem é!! PS: É noiz!!

12 - Marcos Antonio Almeida

Já que eu falei do Edgar Braz, também tenho que falar do outro sobrevivente Marcos Antonio Almeida o/. Apesar de não ser tão próximo, admiro sua calma e capacidade de articular as palavras, além disso, nutrimos o mesmo amor pela psicanalise, está certo que não manjo de Ferenczi, mas quem sabe não teremos alguém que dê palestra sobre ele (Brincadeira...). Desejo sucesso no próximo semestre e na vida!

13 - Rhiesy Borges

Como falar de Batman e não falar de Robin? Ou vice-versa, se Marcos, tem que ter Rhiesy Borges. Apesar de, assim como o Marcos, eu não ter convivido muito, a admiro pela coragem de tomar uma das decisões mais importante de sua vida no final de semestre e no meio das regimentais. E mais do que isso, ter continuado firme no curso e claro, superfeliz por ter realizado seu sonho. Desejo que próximo ano tenha sucesso em tudo que faça, e que sua vida assim como seu casamento prospere cada vez mais!

14 - Regina Lima

Já que estamos falando do grupo da esquerda (da sala), porque não falar de uma grande educadora? Espero que continue sendo a ótima pessoa que é, que tudo que vem aprendendo na Psicologia se junte ao seu amplo conhecimento como pedagoga, gerando muitos frutos. Tudo de bom!

15 - Nagila Henrique

Outra pessoa brava e corajosa com quem já fiz trabalho em AEC 1 e que pegava no rato em meu lugar. ( estou brincando). Espero que continue sendo a pessoa calma que é, dedicada e empenhada no que faz, tudo de bom no curso, no semestre e na vida!

16 - Ivaneide Sampaio Dos Santos

Gente!! O que falar da mamãe mais nova da sala? lembro de quando entrou na sala no terceiro semestre e eu achava que era aluna da noite (sou meio lerdo para algumas coisas). Fico feliz por ter realizado o sonho de ser mãe, quem sabe o Heitor vire um príncipe, não...espera, ele já é!! Desejo tudo de bom, que sua família seja próspera e que venham mais alegrias!

17 - Cris

Apesar de não conviver muito, desejo tudo de bom, que venha continuar tendo sucesso em seu salão e em tudo que faça, foi um prazer ter convivido esses semestres contigo.

18 - Thainá

Apesar de entrado depois, fiquei feliz por ter sido alguém com que fiz grupo. Admiro por ter conseguido fazer dois cursos ao mesmo tempo, isso mostra o quanto é empenhada e dedicada no que faz, desejo tudo de bom!

19 - Larissa

O que falar da moça mais animada e com as melhores histórias, apesar de não estar nas fotos, foi muito bom conviver esse tempo, desejo tudo de bom e sucesso.

20 - Bruna Evelin

Por último, a aluna que entrou por último e justo no grupo mais confuso da turma. Lhe agradeço por sua dedicação, apesar de estar um pouco perdida de início ( normal), desejo tudo de bom, fico feliz por tê-la conhecido e por fazer parte do seleto grupo dos confusos que sempre se acham( nosso grupo). Sucesso em tudo que fala o/

21 - Bruna Tiemi Nawate, Karen Antonia, Tamires Silva e Dominique Costa

Eu agradeço por todo tempo juntos, mas..... o post de vocês vai ser em separado, aguardem!!

Para concluir esse “textão” ( foi um “poquito” cansativo), gostaria de agradecer por todo tempo que ficamos juntos, pelas brincadeiras, pelas risadas, pelas ameaças em época de prova ( Né Lilian e Camilas?), pelo café, café, café das manhãs, pelas broncas, pelas vezes que ninguém queria falar e sobrava pra Lilian, pelos seminários e pela convivência diária, sejam coisas boas ou ruins, não haverão mais, pois não dá para voltar no tempo( no 5° ano ninguém quer mesmo). Desejo que todos nós nos formemos nesses próximos ano ( tem os flex), que venhamos nos encontrar, até porque somos formados por todos aqueles a quem amamo s(ou não) e convivemos.

Se um dia alguém me parar, assim como em uma peça de Shakespeare e me perguntar :

“Alto lá! Diga quem és!”

Responderei com toda certeza :

“ Sou a soma das experiências que tive com as pessoas que encontrei!” E cara! Encontrei cada um de vocês!

PS: Parabéeeeeens!!! Estamos no quinto ano, caramba!! (claro, ainda falta o relatório de trabalho!)

Renan Souza